Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Laboratório
‌

Lidial Pomada

Princípio Ativo: Lidocaína

Tipo de Medicamento: Anestésicos

Bula

Para que serve?

Lidial pomada é um anestésico local de lidocaína, que pode ser aplicado directamente na pele para aliviar a dor em situações como exames médicos ou extracções dentárias, situações alérgicas, queimaduras ou coceira.

Posologia

Esta pomada deve ser usada passando uma camada fina sobre a aréa afectada e após limpeza desta.

Não se deve ultrapassar a dose de 10 mg de pomada por dia.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais são mais frequentes quando se usa lidial pomada em doses altas e podem incluir dormência na língua, tonturas, visão turva, desmaio, alterações do batimento cardíaco, tensão baixa e reacções alérgicas graves.

Contraindicação

O uso de Lidial pomada, está contraindicado em pessoas com alergias aos anestesicos do tipo amida ou outros componentes que constituem a composição deste medicamento.

Não pode ser aplicada nos olhos e não deve ser utilizada em crianças com menos de 5 anos de idade ou menos que 20 Kg de peso, nem em mulheres grávidas ou a amamentar, excepto se por indicação médica.

Avisos e Cuidados

Lidial pomada, actua diminuindo a dor do local onde é aplicada, dessa forma pode reduzir a sensibilidade e deixar a região dormente, aumentando o risco de surgirem novas lesões ou queimaduras.

As doses a utilizar devem ser rigorosamente respeitadas, uma vez que, a aplicação em pele com fissuras ou ferida, aumenta a dose e a velocidade de entrada deste medicamento na corrente sanguínea podendo provocar efeitos secundários.

A sua aplicação em locais não recomendados pelo médico pode provocar efeitos colaterais desconhecidos.

Composição

Cada g de pomada contém:

Lidocaína_______________________________________50mgExcipientes q.s.p.____________________________1g pomada

(Excipientes: propineloglicol, monoetanolamina, petrolato branco)

Mecanismo de ação

Lidial pomada é um anestésico local de lidocaína, que actua bloqueando a passagem de informação para os nervos impedindo assim a sensação de dor, desconforto ou coceira.

Superdosagem

O uso de mais de 10 mg de pomada ou a aplicação em locais com lesões pode causar o surgimento de reacções adversas como tonturas, insônia, dormência na língua, inconsciência.

Se for observado algum destes efeitos, é recomendado ir ao hospital com a bula do medicamento para iniciar o tratamento adequado.

Laboratório

Bunker indústria farmaceutica LTDA:

SAC:0800 142110