Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Laboratório
‌

Lidocaína Gel

Princípio Ativo: Cloridrato de Lidocaína

Tipo de Medicamento: Anestésicos

Bula

Para que serve?

Lidocaína em gel ou spray é indicada como anestésico e lubrificante para homens e mulheres, durante procedimentos médicos que envolvam a uretra como cistoscopia ou introdução de sondas visicais.

Além disso, a Lidocaína é indicada para o tratamento da dor causada por cistite ou uretrite.

Posologia

A Lidocaína é uma remédio que apenas deve ser usado pelo médico ou profissional de saúde treinado, dependendo a dose recomendada, da duração do tratamento, da região a anestesiar e da resposta de cada paciente.

Antes de aplicar o gel, a pele deve encontrar-se limpa e seca, sem cortes ou sinais de irritação e isenta de cremes, loções, óleos ou outras substâncias.

Efeitos Colaterais

Alguns dos efeitos colaterais de Lidocaína podem incluir reações de alergia, nervosismo, tontura, visão embaçada, queda da pressão, dor de garganta e batimento mais lento do coração.

Contraindicação

A Lidocaína está contraindicada para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Lidocaína, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver epilepsia, problemas cardíacos ou de fígado, tiver alguma ferida ou infecção no local da aplicação do gel, estiver em tratamento com medicamentos antiarritmicos ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

O tratamento com Lidocaína​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Composição

Lidocaína por cada 1 g de gel contém:

Cloridrato de lidocaína ____________________________ 20 mg
Excipiente ________________________________________ 1 g

(Excipientes: hidróxido de sódio, hipromelose, metilparabeno e água purificada).

Mecanismo de ação

A Lidocaína ou Cloridrato de lidocaína é um composto que promove anestesia rápida e profunda da mucosa da pele, ao mesmo tempo que lubrifica o que acaba reduzindo a fricção.

Superdosagem

Como a Lidocaína apenas deve ser aplicada por um médico ou profissional de saúde treinado é pouco provável que ocorra superdosagem. Porém, após a aplicação do gel caso sinta algum sintoma desconhecido ou desconforto informe o seu médico logo que possível.

Laboratório

EMS:

SAC:0800 191914.