Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Armazenamento
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
  • Laboratório
‌

Litocit

Princípio Ativo: citrato de potássio monoidratado

Bula

Para que serve?

O citrato de potássio monoidratado, LITOCIT, é indicado no tratamento da acidose tubular renal (doença na qual os rins não excretam adequadamente na urina compostos ácidos, os quais permanecem no sangue, diminuindo o pH sanguíneo) que cursa com formação de cálculos renais de cálcio, de cálculos renais de oxalato de cálcio em pacientes que excretam pouco citrato na urina e de cálculos renais de ácido úrico com ou sem cálculos de cálcio.

Posologia

Deve ser administrado durante a refeição ou até 30 minutos após a refeição ou lanches. A dosagem varia de acordo com o tipo de doença, podendo ser:

Nos pacientes com hipocitratúria moderada (> 150 mg/dia de excreção de citrato urinário): LITOCIT deve ser administrado na dose inicial de 1 comprimido de 1080 mg, três vezes ao dia, ou 2 comprimidos de 540 mg, três vezes ao dia.

Nos pacientes com hipocitratúria grave (< 150 mg/dia de excreção de citrato urinário): LITOCIT deve ser administrado na dose inicial de 2 comprimidos de 1080 mg, três vezes ao dia, ou 3 comprimidos de 540 mg, quatro vezes ao dia.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.


O tratamento com LITOCIT deve ser acompanhado de uma dieta que limite a ingestão de sal e de potássio e estimule a ingestão de líquidos (o volume de urina deve ser de pelo menos 2 litros ao dia). O objetivo do tratamento é prover LITOCIT na dosagem suficiente para restabelecer o citrato urinário e aumentar o pH urinário para valores entre 6,0 e 7,0.

É necessário monitorar o pH e a excreção urinária do citrato tanto no início do tratamento (para determinar a adequação da dose inicial) quanto após qualquer mudança de dose. Adicionalmente, o pH e a excreção urinária de citrato devem ser monitorados a cada 4 meses.

Efeitos Colaterais

A frequência das reações adversas ao citrato de potássio monoidratado não foi definida.

As queixas mais comuns são de desconforto abdominal, náuseas, vômitos, diarreia ou redução dos movimentos intestinais. Estes sintomas são consequência da irritação intestinal e podem ser aliviados administrando-se as doses durante as refeições ou lanches, ou pela própria redução da dose. Alguns pacientes podem expelir as matrizes dos comprimidos intactas nas fezes.

Contraindicação

Não deve ser usado durante a gravidez ou amamentação, em crianças e em pessoas com insuficiência renal grave ou com aumento da concentração de potássio no sangue , diabetes, desidratação, problemas nas glândulas adrenais, pacientes com úlcera no estômago ou no intestino, pacientes com infecção ativa no trato urinário (com ou sem a presença de cálculos renais). É contraindicado em pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula.

Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos.

Avisos e Cuidados

Em casos de vômitos graves, dor abdominal ou sangramento gastrointestinal, você deve suspender o citrato de potássio monoidratado imediatamente e procurar o médico para afastar o diagnóstico de perfuração ou obstrução intestinal.

Composição

Cada comprimido de liberação prolongada contém:

citrato de potássio monoidratado................................... 540 mg (5 mEq) ou 1080 mg (10 mEq)

Excipientes qsp............................................................ 1 comprimido

Excipientes: cera de carnaúba, estearato de magnésio e álcool cetoestearílico.

Armazenamento

LITOCIT deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC), protegido da luz e umidade.

Litocit 540 mg: Após aberto, válido por 10 dias.

Litocit 1080 mg: Após aberto, válido por 20 dias.

Mecanismo de ação

LITOCIT contém citrato de potássio monoidratado, que promove a alcalinização (aumento do pH) da urina, evitando a formação de cálculos por sais de cálcio ou ácido úrico.

Superdosagem

A administração de sais de potássio nas dosagens recomendadas a indivíduos sem condições predisponentes para aumento das concentrações sanguíneas de potássio raramente causa problemas. É importante reconhecer que embora o aumento das concentrações sanguíneas de potássio possa causas sintomas, como fraqueza muscular, ela é usualmente assintomática e pode ser percebida apenas pela medida das concentrações sanguíneas de potássio e por alterações característica ao eletrocardiograma. Manifestações tardias incluem paralisia muscular e choque com parada cardíaca.

Em caso de ingestão acidental de uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez, o médico deverá ser contatado urgentemente ou o paciente deverá ser encaminhado ao pronto atendimento mais próximo para receber socorro médico.

Em caso de esquecimento

Caso você esqueça de tomar LITOCIT no horário estabelecido pelo seu médico, tome-o assim que lembrar.

Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico. Neste caso, não tome o medicamento duas vezes para compensar doses esquecidas.

O esquecimento da dose pode comprometer a eficácia do tratamento.

Laboratório

APSEN FARMACÊUTICA S/A.