Livalo 2 ou 4 mg é indicado para reduzir os níveis elevados de colesterol total, em adultos com excesso de substâncias gordurosas no sangue, juntamente com uma dieta sem gorduras.
A dose recomendada de Livalo varia de 1 a 4 mg, tomados 1 vez por dia a qualquer hora, e com ou sem alimentos, nunca excedendo a dose máxima de 4 mg por dia.
Os comprimidos de Livalo devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.
Livalo está contraindicado para mulheres grávidas, em idade fértil ou amamentando, pacientes com doença no fígado, pacientes em tratamento com ciclosporina e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.
Antes de usar Livalo, deverá falar com o seu médico se tiver mais de 65 anos, doença muscular, lesão grave do músculo, estiver em tratamento com fibratos como Lopid e Lipidil, tiver problemas no funcionamento do fígado ou rins, alterações das funções endócrinas, tiver intolerância à lactose ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.
O tratamento com Livalo nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.
Livalo 2 mg por cada comprimido contém:
Pitavastatina cálcica ___________________________ 2,09 mg
- Equivalente a 2 mg de pitavastatina em base
livre
Excipientes ______________________________ 1 comprimido
Livalo 4 mg por cada comprimido contém:
Pitavastatina cálcica ___________________________ 4,18 mg
- Equivalente a 4 mg de pitavastatina em base
livre
Excipientes ______________________________ 1 comprimido
(Excipientes: lactose monoidratada, hidroxipropilcelulose, hipromelose, metassilicato de alumínio magnésio, estearato de magnésio, dióxido de titânio, citrato de trietila e sílica coloidal anidra).
Livalo é um medicamento que tem na sua composição pitavastatina cálcica, um inibidor da hidroximetilglutaril-coenzima A (HMG-CoA) redutase, que é responsável por inibir a produção de colesterol no fígado. Além disso, esta coenzima também é responsável por aumenta a remoção do “colesterol ruim” do sangue pelo fígado, o que diminui os níveis de colesterol total.
Livalo só deve ser utilizado juntamente com uma dieta para reduzir os níveis elevados de colesterol total apolipoproteína B e triglicérides em pacientes com excesso de gordura no sangue.
Em caso de toma excessiva de Livalo, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.
Caso se esqueça de tomar uma dose de Livalo, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte.