Princípio Ativo: cloridrato de amorolfina
Tipo de Medicamento: Tópicos
Indicado para tratar micoses de unha (onicomicoses) causadas por dermatófitos, leveduras e fungos filamentosos não dermatófitos.
Loceryl Esmalte deve ser aplicado na unha afetada da mão ou do pé uma ou duas vezes por semana, devendo ser seguidas as seguintes instruções de utilização: com uma lixa lixar a área da unha afetada; limpar e desengordurar a superfície da unha com uma compressa embebida em álcool isopropílico ou em removedor de esmalte comum; introduzir a espátula no frasco contendo o esmalte, aplicar o conteúdo diretamente sobre a superfície da unha afetada e deixar secar durante aproximadamente de 3 a 5 minutos; limpar o gargalo do frasco, fechar e limpar a espátula com uma compressa embebida em álcool isopropílico caso a queira voltar a usar em outras aplicações.
As lixas utilizadas em unhas afetadas, não devem ser utilizadas em unhas sadias, descarte após o uso para evitar a recontaminação.
Reações adversas raras (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): as unhas podem tornar-se frágeis e quebradiças ou com alteração na coloração; entretanto, estas reações podem ter sido provocadas pela própria micose de unha.
Reações adversas muito raras (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): sensação de ardência na pele.
Frequência desconhecida (reações reportadas pós-comercialização, a frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis): eritema (vermelhidão), prurido (coceira), erupção cutânea, bolhas, dermatite de contato (reação alérgica da pele devida ao contato com o produto) e reação alérgica sistémica (reação alérgica grave que pode ser associada ao inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta, dificuldade em respirar e/ou erupção cutânea grave).
Suspenda o uso em caso de reações de hipersensibilidade e procure orientação médica.
Loceryl Esmalte é contra-indicado para os pacientes com hipersensibilidade à amorolfina ou aos outros componentes da fórmula.
A duração do tratamento com Loceryl Esmalte depende principalmente da gravidade, localização da infecção e velocidade de crescimento da unha, sendo em média de 6 meses para as unhas das mãos e de 9 a 12 meses para as unhas dos pés. O tratamento com Loceryl Esmalte não deve ser interrompido antes da completa regeneração da unha e deve ser evitado o uso de esmaltes ou unhas postiças.
Nas infecções graves, com acometimento da matriz ungueal, a critério médico, Loceryl Esmalte pode ser usado associado ao antimicótico sistêmico.
Este medicamento somente deve ser usado em crianças com menos de 12 anos de idade se for receitado pelo médico.
Loceryl na gravidez e lactação: Em vista da exposição sistêmica extremamente baixa após o uso do esmalte, o risco fetal em humanos parece ser insignificante, no entanto este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Cada 1 ml de Loceryl Esmalte contém :
Amorolfina (sob a forma de cloridrato).......................... 50 mg
Veículo.................................................................................. 1 ml
(Veículo composto por : copolímero do ácido metacrílico, triacetina, acetato de butila, acetato de etila e álcool etílico)
O produto deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15º e 30ºC) e o frasco deve ser hermeticamente fechado para evitar evaporação ou cristalização do produto.
A bula não refere efeitos de superdosagem causados por Loceryl Esmalte. Caso ocorra ingestão acidental, procure orientação médica