Bula
Para que serve?
1- Hipertensão arterial essencial, estágios 1 à 4 do J.N.C.V. (leve, moderado e grave). Hipertensão arterial secundária, como coadjuvante do tratamento etiológico (feocromocitoma, aldosteronismo primário e estenose da artéria renal).
2- Doença arterial coronária. Angina do peito crônica estável (angina de esforço).
Posologia
1 a 2 cápsulas ao dia, segundo critério médico.
Contraindicação
Infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, angina instável, angina pós - infarto, hipersensibilidade à nifedipina, gravidez, lactação e hipotensão.
Composição
Loncord 20mg ê 1 cápsula contém 20 mg de nifedipina.
Loncord 40mg ê 1 cápsula contém 40mg de nifedipina.
Superdosagem
Os seguintes sintomas são observados nos casos de intoxicação grave por nifedipina: alterações da consciência até coma, hipotensão, taquicardia, bradicardia ou arritmias, hiperglicemia, acidose metabólica, hipoxia e choque cardiogênico com edema pulmonar. No tratamento, a eliminação da droga e o restabelecimento das condições cardiovasculares são prioritários. No caso de ingestão oral, a lavagem gástrica está indicada com ou sem irrigação do intestino delgado. Este procedimento é particularmente importante por ser uma formulação de liberação lenta. A hipotensão resultante do choque cardiogênico e da vasodilatação arterial pode ser tratada com cálcio, 10 a 20 ml de solução de gluconato de cálcio a 10%, E.V., administrados lentamente e repetidos, se preciso. Drogas como isoprenalina, dopamina ou noradrenalina podem ser administradas, quando necessário.