Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Superdosagem
  • Laboratório

Loralerg

Princípio Ativo: Loratadina

Tipo de Medicamento: Antialérgicos

Bula

Para que serve?

Loralerg está indicado no tratamento sintomático de manifestações associadas a rinite alérgica tais como: coriza, espirros e prurido nasal, ardor e prurido ocular. É indicado também para o tratamento sintomático da urticária crônica e outras afecções dermatológicas.

Posologia

Adultos e crianças acima de 12 anos: 1 comprimido (10 mg), uma vez ao dia. Crianças de 2 a 12 anos: Peso corporal abaixo de 30 kg: 5 ml (5 mg), uma vez ao dia. Peso corporal acima de 30 kg: 10 ml ou 1 comprimido (10 mg), uma vez ao dia.

Efeitos Colaterais

Loratadina não demonstrou em estudos clínicos controlados atividade sedativa ou anticolinérgica significativa. Foram relatados raros casos de fadiga, sedação, cefaléia e secura na boca, sendo sua freqüência estatisticamente igual à do placebo. Presença de alopecia foi raramente relatada.

Contraindicação

Pacientes que apresentem hipersensibilidade ou idiossincrasia à droga.

Avisos e Cuidados

Gravidez e lactação: Não há dados suficientes para assegurar o uso da loratadina na gravidez e lactação. O produto, portanto, não deve ser administrado a mulheres grávidas ou durante o período de lactação, a menos que o médico considere que as vantagens superem eventuais riscos. As concentrações ativas no leite materno são semelhantes às do plasma. Após 48 horas, somente 0,029% da dose administrada foi excretado no leite materno. Em estudos animais, a loratadina atravessa a barreira placentária. Pacientes com hepatopatia grave devem ter a dose reduzida pois podem apresentar uma diminuição do clearance da loratadina. Recomenda-se dose inicial de 5 mg ao dia ou 10 mg em dias alternados. A segurança e eficácia da loratadina não estão estabelecidas em crianças abaixo de 2 anos. Interações farmacológicas em testes de laboratório: Deve-se suspender o tratamento aproximadamente 48 horas antes da realização de qualquer prova cutânea, pois a loratadina pode impedir ou diminuir as reações que seriam positivas aos indicadores de reatividade dérmica.

Composição

Loralerg Comprimidos: Cada comprimido contém 10 mg de loratadina. Loralerg Xarope: Cada 6 ml contêm 5 mg de loratadina.

Superdosagem

Não há registro até o momento de ingestão de superdose de loratadina. Os sinais e sintomas relacionados com dosagem excessiva incluem desde depressão do sistema-nervoso central (sedação, apnéia, redução do estado de alerta, colapso cardiovascular), excitação (insônia, alucinações, tremores ou convulsões) até parada respiratória. O tratamento que deverá ser instituído é sintomático e adjuvante. Deve-se induzir o vômito (aconselha-se administração de xarope de ipecacuanha) mesmo que já tenha ocorrido êmese espontânea. O uso de carvão ativado e lavagem gástrica pode ser útil. A loratadina não é significativamente depurada por hemodiálise.

FARMASA Laboratório Americano de Farmacoterapia S.A.

Laboratório

Farmasa Laboratório Americano de Farmacoterapia S.A.:

SAC:0800-0114033