Bula
Para que serve?
Lucentis é administrado pelo seu oftalmologista (médico dos olhos) como uma injeção no olho sob anestésico local. Ele é usado para tratar a lesão da retina causada pelo vazamento e crescimento anormal dos vasos sanguíneos em doenças como a forma úmida da DMRI.
Posologia
Lucentis será administrado pelo seu oftalmologista. Lucentis deve ser aplicado em hospitais, clínicas oftalmológicas especializadas ou salas de
cirurgia ambulatoriais com o adequado acompanhamento do paciente, sendo que a aplicação do medicamento fica restrita somente a profissionais habilitados.
Lucentis é uma solução aquosa para injeção estéril, límpida, incolor a amarelo pálido e sem conservantes. Siga as orientações do seu médico cuidadosamente.
QUANTO DE Lucentis É ADMINISTRADO?
Seu médico irá solicitar-lhe o uso de um colírio antimicrobiano 4 vezes ao dia, durante 3 dias, antes e depois da injeção. Isso serve para prevenir uma possível infecção no olho. Lucentis é injetado no seu olho como aplicação única. A dose usual é de 0,05 mL (mililitros) (que contém 0,5 mg do princípio ativo). O intervalo entre duas doses não deve ser menor do que 1 mês. A injeção é administrada uma vez por mês. Seu médico irá monitorar a sua visão
mensalmente. Se sua visão continuar a mesma enquanto estiver recebendo o tratamento com Lucentis o seu médico pode decidir interromper o tratamento com Lucentis. O seu médico continuará a acompanhar a sua visão mensalmente e decidirá se o tratamento com deve ser retomado ou não.
QUANDO Lucentis É ADMINISTRADO?
Seu médico determinará quando Lucentis será administrado.
COMO Lucentis É ADMINISTRADO?
Lucentis é administrado como uma injeção dentro do olho. Você receberá uma anestesia adequada e um antibiótico de amplo espectro antes da injeção.
POR QUANTO TEMPO Lucentis SERÁ ADMINISTRADO?
Seu médico decidirá por quanto tempo você receberá o tratamento com Lucentis.
SE UMA DOSE DE Lucentis FOR PERDIDA?
Se você perder um tratamento com Lucentis entre em contato com seu médico assim que possível. Seu médico decidirá quando você receberá a sua próxima dose.
Contraindicação
ANTES DE USAR Lucentis: Siga cuidadosamente todas as instruções do seu médico.
Elas podem diferir das informações contidas neste folheto.
VOCÊ NÃO DEVE USAR Lucentis:
• Se você é alérgico (hipersensível) ao ranibizumabe ou a qualquer um dos outros ingredientes do Lucentis listados no começo desta bula.
• Se você tiver uma infecção ou suspeita de infecção no olho ou ao redor do olho.
• Se você sofrer dor ou vermelhidão no seu olho.
Se alguma dessas condições acima se aplicam a você, fale com seu médico. Você não deve receber Lucentis.
Se você já teve reação de intolerância grave (hipersensibilidade), fale com seu médico antes de receber Lucentis. Se você acha que pode ser alérgico, pergunte ao seu médico.
Avisos e Cuidados
• Informe ao seu médico se você já teve um acidente vascular cerebral ou apresentou sinais transitórios de acidente vascular cerebral (fraqueza ou paralisia dos membros ou face, dificuldade em falar ou entender). Esta informação será considerada para avaliar se Lucentis é o tratamento adequado para você.
• Após uma injeção no olho pode algumas vezes, ocorrer uma infecção grave ou distúrbio no olho. Informe seu médico imediatamente se você desenvolveu sinais de uma possível infecção no olho como vermelhidão , dor, sensibilidade à luz e/ou alterações na visão.
• Em alguns pacientes, a pressão do olho pode aumentar por um curto período, logo após a injeção. Também tem ocorrido relatos de aumento sustentado da pressão ocular. Isso é algo que você pode não notar, portanto, o seu médico deve fazer o monitoramento após cada injeção. Se você notar qualquer alteração depois de ter recebido Lucentis, informe o seu médico imediatamente.
IDOSOS (COM MAIS DE 65 ANOS):
Lucentis pode ser administrado a idosos sem ajustar a dose.
CRIANÇAS E ADOLESCENTES (MENORES QUE 18 ANOS):
O uso de Lucentis em crianças e adolescentes não foi estudado e, portanto, não é recomendado.
GRAVIDEZ E LACTAÇÃO:
Recomenda-se não engravidar até pelo menos, três meses depois de terminar o tratamento com Lucentis. Informe seu médico se você está grávida antes de iniciar o tratamento com Lucentis, se engravidou durante o tratamento com Lucentis ou se está planejando ficar grávida em breve. Seu médico avaliará os riscos potenciais da administração de Lucentis durante a gravidez. Seu médico irá aconselhá-la sobre métodos de contracepção durante o tratamento com Lucentis. Você não deve amamentar enquanto estiver sob tratamento com Lucentis. Informe ao médico se você estiver amamentando.
Este medicamento pertence a categoria de risco C, portanto, este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
DIRIGIR VEÍCULOS E/OU OPERAR MÁQUINAS:
Após o tratamento com Lucentis você pode ter alguns problemas de visão a curto prazo. Se isto ocorrer, você não deve dirigir veículos e/ou operar máquinas até que esses problemas da visão desapareçam.
Composição
Cada frasco-ampola contém 2,3 mg de ranibizumabe em 0,23 mL de solução.
Excipientes: alfa, alfa-trealose diidrato, cloridrato de histidina monoidratado, histidina, polissorbato 20, água para injeção.
Superdosagem
Casos de superdose acidental foram relatados nos estudos clínicos da forma úmida da DMRI e após comercialização. As reações adversas mais frequentemente associadas com estes casos relatados foram aumento da pressão intraocular e dor no olho. Se ocorrer uma superdose, a pressão intraocular deve ser monitorada e tratada, caso seja considerado necessário pelo médico.