Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
‌

Manitol

Bula

Para que serve?

Manitol 20% é indicado para a eliminação de líquidos e prevenção da falência dos rins durante cirurgias cardiovasculares ou após trauma. Pode ser usado no tratamento de edema cerebral, redução da pressão elevada nos olhos, ataque de glaucoma, redução da pressão dentro do crânio e eliminação de substâncias tóxicas pela urina.

Posologia

É um remédio de uso hospitalar que apenas deve ser administrado por médico ou enfermeiro. As dosagens e a duração do tratamento devem ser indicados pelo médico, de acordo com a idade, peso e condições do doente.

Contraindicação

É contraindicado em mulheres grávidas ou que estejam a amamentar e pessoas com ausência da produção de urina, problemas no funcionamento do coração, hemorragia dentro do crânio, desidratação severa ou com edema pulmonar. Não deve ser usado em pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Manitol, deve-se informar o médico da toma de medicamentos como glicosídeos digitálicos, diuréticos ou redutores da pressão nos olhos.

Antes e durante o tratamento deve ser feita uma monitorização regular dos níveis sanguíneos de sódio e potássio, do grau de concentração ou diluição do sangue e dos índices da função dos rins, coração e pulmões, para que possam ser evitadas falências dos órgãos.

Composição

Manitol 20% por cada 100 ml de solução contém:

Manitol ________________________________________ 20 g
Água para Injetáveis ____________________________ 100 ml
Excipientes ___________________________________ 100 ml

(Excipientes: água pra injetáveis.)

Calorias ____________________________________ 0,8 Kcal/l
Osmolaridade ___________________________1098 mOsm/L
pH ________________________________________ 4,5 – 7,0

Mecanismo de ação

Manitol é um diurético, ou seja, um composto que promove a eliminação de líquido pelos rins. Impede a absorção da água em determinadas estruturas dos rins e melhora a eliminação dos sais sódio e cloreto. Esta ação do Manitol, permite que seja possível a redução da pressão dentro do crânio e nos olhos.

Superdosagem

Manitol é um medicamento para uso hospitalar, que apenas deve ser administrado por um médico ou enfermeiro, pelo que a sua administração excessiva é pouco provável. Porém, alguns dos efeitos mais comuns que se podem sentir após a toma excessiva de Manitol podem incluir náusea, vômito, dor de cabeça, tremores e dores torácicas.