Princípio Ativo: Marbofloxacina
Tipo de Medicamento: Antibiótico
Marbopet é um remédio indicado no tratamento de infecções em cães causadas por bactérias sensíveis a marbofloxacina, tais como infecções de pele e anexos, infecções urinárias, gastrintestinais e das vias respiratórias.
Os microrganismos sensíveis a estes medicamentos são
A dosagem terapêutica do Marbopet para cães é de 2,75mg/kg de peso corporal de marbofloxacina, a cada 24 horas, que é equivalente a:
A dose pode ser adequada ao patógeno causador da infecção, bem como à severidade do quadro clínico, a critério do Médico Veterinário.
Como para as demais drogas da família das fluoroquinolonas, não se recomenda sua utilização em animais jovens em fase de crescimento devido ao risco de comprometimento da cartilagem articular.
A duração do tratamento varia de acordo com o tipo, severidade e evolução do quadro clínico, com o microorganismo envolvido e individualidade do paciente, podendo variar de 4 a 42 dias.
Tratamentos com duração superior a 42 dias ficam a critério do Médico Veterinário.
Efeitos adversos leves como vômito, fezes amolecidas, alterações na ingestão de água, hiper-atividade transitória, podem ocasionalmente ocorrer.
Tais sinais cessam espontaneamente e não necessitam que o tratamento seja interrompido.
Caso ocorram sinais adversos persistentes ou de maior intensidade, o veterinário deverá ser imediatamente consultado.
As fluoroquinolonas são, em geral, bem toleradas e apresentam menor incidência de efeitos adversos quando em comparação com outras classes de antimicrobianos, no entanto, podem causar artropatia por erosão da cartilagem articular em animais jovens em desenvolvimento, assim como as outras drogas desta família.
A marbofloxacina é contraindicada para filhotes de raças pequenas e médias até 8 meses de idade, e para filhotes de raças grandes é contra-indicada até 12 meses de idade, e para filhotes de raças gigantes até 18 meses de idade.
A segurança do uso em animais gestantes não foi estabelecida, sendo assim sua utilização é contra-indicada nessa situação.
A marbofloxacina está associada raramente à excitação do sistema-nervoso central, devendo ser utilizada com cautela em animais com distúrbios neurológicos.
O risco - benefício de um possível tratamento com a marbofloxacina deve ser avaliado quando houver desordens de sistema-nervoso central, doença hepática ou deficiência renal.
Marbopet 27,5 mg
Cada comprimido contém:
Marbofloxacina______________________________27,5 mg
Excipiente q.s.p______________________________150 mg
Marbopet 82,5 mg
Cada comprimido contém:
Marbofloxacina______________________________82,5 mg
Excipiente q.s.p._____________________________450 mg