Mebendazol 500 mg comprimido é indicado para tratar infestações simples ou mistas por Enterobius vermicularis, Trichuris trichiura, Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale e Necator americanus.
Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos - Uso oral
As crianças com mais de 1 ano de idade e os adultos normalmente tomam Mebendazol 500 mg de uma só vez. Não altere esta quantidade, a menos que seu médico o oriente.
Em regiões onde as infestações por vermes são frequentes, as crianças acima de 1 ano e os adultos devem tomar Mebendazol 500 mg 3 a 4 vezes ao ano. Desta forma, as infestações por vermes podem ser mantidas em níveis baixos em toda a população.
Nota: a suspensão oral deve ser empregada para o tratamento de pacientes, como crianças pequenas, e como alternativa para pacientes que não conseguem deglutir o comprimido de Mebendazol 500 mg.
Tome Mebendazol 500 mg com um pouco de líquido. Não é necessário tomar o comprimido junto com os alimentos, nem seguir uma dieta especial ou utilizar produtos que estimulem a evacuação.
Não use Mebendazol 500 mg em crianças com menos de 1 ano de idade.
Não use Mebendazol 500 mg se você apresentar maior sensibilidade (alergia) ao mebendazol ou aos excipientes da formulação.
Mebendazol não deve ser utilizado por longos períodos. Se uma grande quantidade de Mebendazol 500 mg for ingerida todos os dias durante alguns meses, pode ocorrer distúrbio do fígado. Portanto, tratamentos longos só devem ser realizados sob intensa supervisão médica.
Você pode usar Mebendazol 500 mg sem problemas, pois não afeta o seu estado de alerta ou a habilidade de dirigir.
Mebendazol 500 mg na gravidez e amamentação: não se aconselha o seu uso durante a gravidez, especialmente nos primeiros três meses. Não use este medicamento durante a amamentação.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Atenção: Este medicamento contém Açúcar (amido), portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.
Pode ocorrer distúrbio do fígado, se for necessário usar grandes quantidades de Mebendazol 500 mg diariamente por vários meses. Por esta razão, deve-se realizar, com cuidado e com orientação do médico, o tratamento prolongado.
As parasitoses intestinais são amplamente difundidas em todas as classes sociais, acometendo tanto adultos como crianças.
Interações Medicamentosas
Informe seu médico se você estiver usando cimetidina (um medicamento contra a acidez do estômago). Se você precisar tomar mais que um comprimido de Mebendazol 500 mg, seu médico poderá fazer um ajuste da dose.
O uso de Mebendazol com metronidazol (um medicamento utilizado para infecções bacterianas e por protozoários) deve ser evitado.
Cada comprimido contém 500 mg de mebendazol.
Excipientes: amido de milho, amidoglicolato de sódio, aroma de morango, celulose microcristalina, estearato de magnésio, lactose monoidratada, metilcelulose, sacarina sódica e dióxido de silício coloidal.
Apresentação: comprimidos de 500 mg em embalagem com 1 comprimido.
Em pacientes que vivem em áreas altamente endêmicas, o tratamento com Mebendazol 500 mg (3 a 4 vezes ao ano) irá reduzir substancialmente a carga de vermes e mantê-la bem abaixo dos níveis de significância clínica.
Se você ingerir uma grande quantidade, você poderá sofrer de cólicas estomacais, náuseas, vômitos e diarréia. Se este for o caso, consulte um médico.
O médico pode recomendar que você utilize carvão ativado, que irá absorver o produto que estiver em excesso no seu estômago.