Princípio Ativo: Tioridazina
Tipo de Medicamento: Antipsicóticos
O Melleril é um medicamento indicado para adultos no tratamento da esquizofrenia crônica ou exacerbações agudas não responsivas ao tratamento com outros remédios antipsicoticos.
A posologia de Melleril deve ser ajustada de acordo com a natureza e gravidade dos sintomas. Deve-se começar com doses baixas e ir aumentando aos poucos até que se atinja uma nível eficaz. As quantidades diárias totais deste medicamento são geralmente administradas em 2 a 4 doses.
Exacerbações agudas em pacientes psicóticos:
A dose recomendada é de 100 a 600 mg/dia até um máximo de 800 mg/dia.
Esquizofrenia crônica:
A dose recomendada é de 100 a 600 mg/dia em pacientes hospitalizados e 50 a 300 mg/dia em pacientes ambulatoriais.
Não se deve interromper o tratamento sem falar com o médico. Veja como não esquecer de tomar o remédio.
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Melleril são sedação e sonolência.
Embora seja mais raro, pode ainda ocorrer tontura, boca seca, visão borrada, distúrbios de acomodação visual, congestão nasal, hipotensão ortostática e produção de leite.
O Melleril não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade à tioridazina, a outros componentes da formulação ou a outras fenotiazinas como clorpromazina, levomeprazina ou trifluperazina, por exemplo.
Além disso, este medicamento também é contraindicado em mulheres grávidas, lactantes e pessoas com doença cardiovascular grave.
Deve-se ter precaução a usar este medicamento em pessoas com glaucoma de ângulo estreito, com hipertrofia prostática, prisão de ventre crônica ou doença cardiovascular.
Em pessoas com doença hepática, é necessário o monitoramento regular da função hepática e em pessoa com discrasias sanguíneas deve-se realizar exames de sangue com frequência. Além disso, é importante medir a pressão arterial regularmente.
Deve-se evitar ingerir álcool durante o tratamento e dirigir veículos ou operar máquinas
Cada drágea de Melleril 10 mg contém:
Tioridazina___________________________________10 mg
Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido
Cada drágea de Melleril 25 mg contém:
Tioridazina___________________________________25 mg
Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido
Cada drágea de Melleril 50 mg contém:
Tioridazina___________________________________50 mg
Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido
Cada drágea de Melleril 100 mg contém:
Tioridazina__________________________________100 mg
Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido
(Excipientes: amido, povidona, lactose monoidratada, talco, dióxido de silício, estearato de magnésio, goma arábica, dióxido de titânio, azil de indigotina (somente para as dosagens de 10 mg e 100 mg), palmitato de cetila, óxido de ferro amarelo (exceto para a dosagem de 50 mg), óxido de ferro marrom (somente para a dosagem de 25 mg), sacarose, água e álcool etílico).
Em caso de superdosagem pode ocorrer boca seca, náusea, vômito, íleo paralítico, congestão nasal, retenção urinária, visão borrada, rabdomiólise, sedação, confusão, agitação, sonolência, desorientação, efeitos extrapiramidais, hipercinesia, hipertermia, convulsões, coma, torsade de pointes, parada cardíaca, taquicardia, arritmia, hipotensão, colapso e morte, depressão respiratória, parada respiratória e edema pulmonar.
Caso seja ingerida uma quantidade maior do que a recomendada deve-se ir imediatamente à urgência, onde poderá ser realizada uma lavagem gástrica, seguida de uma administração de carvão ativado.
- SAC: 0800 16 6116