Metformina é um agente antidiabético indicado para o tratamento da diabetes do tipo I dependente de insulina, e para a diabetes tipo II não dependente de insulina, em adultos. Além disso, Metformina também é indicado para o tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos.
Metmorfina 500 mg
Para crianças com mais de 10 anos de idade, a dose inicial é de 1 comprimido por dia, nunca excedendo a dose máxima diária de 4 comprimidos por dia.
Metmorfina 850 mg
Metmorfina 1 g
As doses de Metformina a utilizar dependem do tipo e do estado da doença e da resposta individual de cada paciente ao tratamento, sendo que, devem ser indicadas pelo seu médico, pois não existe uma posologia fixa. Porém, nunca deve ser excedida a dose máxima diária de 2.550 mg de Cloridrato de Metformina.
Em alguns casos, Metformina pode ser administrada em conjunto com outros medicamentos, de modo a completar o tratamento.
Metformina está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando, crianças com menos de 10 anos de idade, pacientes com mais de 65 anos, com doenças ou problemas no fígado, rins ou coração, pacientes com diabetes não controlada, com hiperglicemia ou cetoacidose graves, desidratação grave, pacientes que tenham ingerido bebidas alcoólicas em excesso, que tenham feito cirurgia eletiva de grande porte ou algum exame utilizando meio de contraste contendo iodo e para pacientes com alergia ao Cloridrato de Metformina ou a outros componentes da fórmula.
Antes de usar Metforminao, deverá falar com o seu médico se tiver doenças ou problemas nos rins ou se estiver a tomar medicamentos que podem afetar o funcionamento dos rins como medicamentos para baixar a pressão, diuréticos ou medicamentos anti-inflamatórios não esteroides.
Durante o tratamento com Metforminao, caso sinta sintomas de acidose lática como vômito, dor de barriga, cãibras musculares, sensação geral de mal-estar, cansaço e dificuldade em respirar, deve interromper o tratamento e consultar o seu médico logo que possível. Além disso, deve ingerir alguns rebuçados ou outros alimentos muito açucarados caso sinta sintomas de nível baixo de açúcar no sangue, fraqueza, tontura, suores frios, batimento rápido do coração, dificuldade de concentração e problemas de visão.
A administração de Metformina não exclui a necessidade manter uma alimentação equilibrada, prática de exercício físico regular e hábitos de vida saudáveis. Além disso, em todos os casos de diabetes é recomendada uma dieta com redução de açúcares e em casos de diabetes associada ao excesso de peso uma dieta com redução de açúcares e calorias.
O tratamento com Metformina nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.
Metmorfina 500 mg por cada comprimido revestido contém:
Cloridrato de Metformina ________________________ 500 mg
(equivalente a 390 mg de metformina base)
Excipientes ______________________________ 1 comprimido
(Excipientes: estearato de magnésio, hipromelose e povidona).
Metmorfina 850 mg por cada comprimido revestido contém:
Cloridrato de Metformina ________________________ 850 mg
(equivalente a 663 mg de metformina base)
Excipientes ______________________________ 1 comprimido
(Excipientes: estearato de magnésio, hipromelose e povidona).
Metmorfina 1 g por cada comprimido revestido contém:
Cloridrato de Metformina ____________________________ 1 g
(equivalente a 780 mg de metformina base)
Excipientes _____________________________ 1 comprimido
(Excipientes: estearato de magnésio, hipromelose, macrogol e povidona).
Metformina é um composto capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue, indicado para o tratamento da diabetes.
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que permite que os tecidos do corpo absorvam a glicose, o açúcar, do sangue e a usem para produzir energia ou armazená-la para uso posterior. No caso da diabetes, o pâncreas não produz insulina suficiente ou existe uma incapacidade em utilizar adequadamente a insulina produzida, o que conduz a um nível elevado de glicose no sangue. Metformina é assim capaz de ajudar a baixar o nível de glicose no sangue para um nível normal.
Em caso de toma excessiva de Metformina, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.