O nitrato de miconazol é um medicamento que está indicado no tratamento de:
Este medicamento é de exclusivo uso tópico, podendo ser usado em adultos e crianças.
Dependendo das lesões, a dose recomendada é de 2 a 4 gotas da loção cremosa sobre a área atingida, 2 a 3 vezes ao dia.
O tratamento não deve ser interrompido, devendo ser mantido até ao completo desaparecimento das lesões, o que ocorre geralmente após 2 a 5 semanas, dependendo da sua extensão.
Após o desaparecimento dos sinais e sintomas, o tratamento deve ser mantido por mais uma semana, a fim de evitar recidivas.
Se ocorrer alguma reação sugerindo hipersensibilidade ou irritação, o tratamento deve ser interrompido.
Deve-se evitar o contato com os olhos e devem também ser evitadas bandagens oclusivas, porque criam condições que favorecem o crescimento de leveduras e liberação de sua endotoxina irritante.
O nitrato de miconazol loção cremosa, aplicado na forma tópica, não é absorvido sistemicamente, podendo ser utilizado durante a gravidez e a lactação.
Cada g da loção cremosa contém:
Nitrato de miconazol______________________________20 mg
Excipientes q.s.p.__________________________________1 g
(Excipientes: cera emulsificante não iônica, ciclometicona, fragrância, metilparabeno, petrolato líquido, propilenoglicol, propilparabeno, água deionizada).
O miconazol tem atividade antifúngica contra dermatófitos, leveduras e outros fungos.
Esta substância ativa inibe a biossíntese do ergosterol no fungo e altera a composição de outros componentes lipídicos da membrana, ocasionando necrose da célula fúngica.
Geralmente, o miconazol age rapidamente na coceira, sintoma que frequentemente acompanha as infecções por dermatófitos e leveduras e age também no odor desagradável provocado pelas micoses superficiais.
O uso excessivo pode ocasionar irritação, coceira e vermelhidão da pele ou sensação de queimação no local da aplicação, que desaparece com a descontinuação do tratamento.
Neste caso, o paciente deve interromper a utilização por duas aplicações e voltar a utilizar o produto. Se as reações persistirem, deve-se ir ao médico.
Em caso de ingestão acidental, pode ser utilizado um método de esvaziamento gástrico, a critério médico.