Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
‌

Midazolam Comprimidos

Bula

Para que serve?

O Midazolam comprimidos está indicado para tratamento de curta duração de insônia ou para provocar sedação antes de cirurgias ou exames médicos.

Posologia

A dose usual é de um a dois comprimidos de 7,5 mg ou um comprimido de 15 mg, que deverá tomado sem mastigar, com um pouco de líquido, imediatamente antes de deitar porque o seu início de ação é muito rápido.

Contraindicação

O Midazolam comprimidos não deverá ser utilizado por crianças, por pessoas com alergia conhecida a benzodiazepínicos ou a qualquer dos componentes da fórmula do produto, com uma doença chamada miastenia gravis, doença grave no fígado, insuficiência respiratória grave ou suspensão da respiração durante o sono, grávidas durante o primeiro trimestre de gestação e mulheres a amamentar.

Avisos e Cuidados

O uso deste remédio poderá reduzir a atenção, prejudicando atividades como dirigir veículos ou operar máquinas perigosas.

O tratamento prolongado com este medicamento pode causar dependência. Para evitar este efeito, deve-se adotar algumas recomendações como: não aumentar a dose sem indicação do médico, informar o seu médico caso se pretenda parar este tratamento e evitar o uso por mais de duas semanas, salvo quando houver necessidade comprovada.

A paragem no tratamento com este remédio deverá ser gradual, isto é deve-se adotar um esquema de retirada gradual, evitando-se a interrupção abrupta do tratamento de forma a evitar que o organismo reaja regressando os sintomas que se pretendia tratar com este medicamento.

Não se deverá utilizar bebidas alcoólicas durante este tratamento uma vez que o álcool intensifica seu efeito sedativo.

Este medicamento não deverá ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Composição

Cada comprimido contém:

Maleato de midazolam_________________________20,43 mg

equivalente a 15 mg de midazolam base

(Excipientes: amido, manitol, estearato de magnésio e talco).

Mecanismo de ação

O Midazolam comprimidos pertence a um grupo de medicamentos chamado benzodiazepinas que se ligam ao receptor GABAérgico GABAA – denominado receptor de benzodiazepínicos, aumentando a transmissão inibitória pré/pós-sináptica, produzindo relaxamento muscular e efeito ansiolítico.

Superdosagem

Uma dose superior ao recomendado de Midazolam comprimidos, pode resultar na falta de reflexos, parada respiratória, queda da pressão arterial, depressão cardiorrespiratória e, em raros casos, coma. Nestes casos, deve-se procurar de imediato socorro médico, pois poderá ser necessário monitorar os sinais vitais da pessoa e instituir medidas de suporte de acordo com o seu estado clínico, levando, se possível a embalagem ou bula do medicamento.