A Miflasona é indicada no tratamento de prevenção das crises de asma brônquica.
Este remédio apresenta vantagens terapêuticas para pessoas não controladas adequadamente pelo uso ocasional de broncodilatadores ou de cromoglicato de sódio e pessoas com asma grave dependentes de corticosteróides sistêmicos ou de hormônio adrenocorticotrófico.
Para usar o inalador de Miflasona, deve-se proceder do seguinte modo:
Depois de usar todo o pó, deve-se remover a cápsula vazia e retornar o bocal para a posição original voltando a colocar a capa do bocal e nunca se deve utilizar água para limpar o inalador.
Depois de utilizar a Miflasona deve-se enxaguar bem a boca com água depois de utilizar o medicamento, de forma a reduzir a probabilidade de desenvolver doença do sapinho na boca.
A dose usual para adultos é de 200 a 400 mcg, 2 vezes ao dia. Para asma grave, a dose pode ser aumentada para até 2.000 mcg por dia.
Em crianças, a dose usual de Miflasona é de 100 a 200 mcg, 2 vezes ao dia. Para asma grave, a dose pode ser aumentada para até 800 mcg por dia.
A Miflasona não deve ser usada por pessoas com alergia à beclometasona ou a qualquer componente da formulação.
Além disso, também não deve ser usada em pessoas com tuberculose pulmonar ativa ou quiescente, em mulheres grávidas ou que estejam a amamentar.
Este medicamento deve ser usado com cuidado em pessoas que tomam outros medicamentos corticosteroides, com infecção no peito, excesso de muco nas vias aéreas, infecções nas vias respiratórias ou pessoas em que a asma piore.
As cápsulas devem apenas ser utilizadas com o inalador e nunca engolidas nem devem ser usadas para tratar um ataque repentino de falta de ar.
Nunca se deve interromper repentinamente um tratamento com anti-inflamatórios orais, mas sim gradualmente, conforme indicado pelo médico.
Cada cápsula de 200 mcg contém:
Dipropionato de beclometasona__________________ 200 mcg
Excipientes_____________________________q.s.p. 1 cápsula
(Excipientes:lactose monoidratada e gelatina).
Cada cápsula de 400 mcg contém:
Dipropionato de beclometasona__________________ 400 mcg
Excipientes_____________________________q.s.p. 1 cápsula
(Excipientes:lactose monoidratada e gelatina).
A Miflasona contém uma substância ativa chamada dipropionato de beclometasona, que pertence a um grupo de medicamentos chamados corticosteroides.
A asma é causada pela inflamação das pequenas vias aéreas nos pulmões. A beclometasona reduz o inchaço e irritação nas paredes das pequenas passagens de ar nos pulmões e assim alivia os problemas respiratórios.