Princípio Ativo: Cloridrato de minociclina
Tipo de Medicamento: Antibiótico
É indicado no tratamento de infecções provocadas por bactérias sensíveis à minociclina, o principal composto deste medicamento.
Nos adultos, a primeira dose é de 200 mg, seguida de 100 mg a cada 12 horas. Em crianças com mais de 8 anos, a dose inicial é de 4 mg/kg, seguido de 2mg/kg a cada 12 horas.
Em algumas doenças, deve-se usar o medicamento da seguinte forma:
Em alguns casos, o médico pode optar por dosagem diferente de acordo com a resposta da pessoa ao tratamento.
Os efeitos colaterais podem ser tontura, náuseas, vômito, diarreia ou prisão de ventre, alterações no funcionamento do fígado, vermelhidão na pele e aparecimento de outras infecções. No caso das crianças que estejam a mudar os dentes, podem surgir manchas permanentes no esmalte dos dentes.
Não deve ser usado em grávidas ou durante a amentação, crianças com menos de 8 anos de idade ou por pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula.
Deve evitar-se tomar este remédio com anticoncepcional oral, com penicilina ou com antiacidos. Doentes com insuficiência hepática devem ter cuidado ao usar este medicamento, pois podem surgir problemas de fígado.
Minomax por cada 100 mg contém:
Cloridrato de minociclina_______________________ 108 mg
- Equivalente a 100 mg de minociclina base.
Excipientes ____________________________ 1 comprimido
(Excipientes:lactose, amido pré-gelatinizado, hiprolose, estearato de magnésio, água purificada, álcool isopropílico, hipromelose, talco, dióxido de titânio, macrogol 400, corante lake de sunset amarelo, corante lake de amarelo de quinolina).
O Minomax contém na sua fórmula cloridrato de minociclina que atua na destruição das bactérias que causam a infeção por impedir que elas produzam substâncias para crescer ou se multiplicar.
No caso de se tomar dose superior à indicada, podem surgir alguns efeitos como tonturas, vômitos ou diarreia, devendo-se consultar o médico imediatamente.
SAC:0800 175934