Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Superdosagem
‌

Miocardil

Bula

Para que serve?

_Profilaxia e terapêutica do déficit neurológico isquêmico devido a vasoespasmo cerebral após hemorragia subaracnóide. A NIMODIPINA está indicada também nos casos de insuficiência vascular cerebral crônica, principalmente em pacientes idosos, na cefaléia e no tratamento profilático da enxaqueca.

Posologia

A dose será adaptada ao quadro clínico e a evolução de cada paciente. Como posologia de orientação, aconselha-se:
_1 comprimido, duas a três vezes por dia, longe das refeições (pelo menos 1 hora antes ou 2 horas depois).

_Em alguns casos (por exemplo, hemorragia subaracnoídea provocada por ruptura espontânea de aneurisma cerebral) pode-se utilizar 2 comprimidos de 60mg de NIMODIPINA de 4 a 6 vezes ao dia. O intervalo entre as tomadas nunca deve ser inferior a 4 horas.

Avisos e Cuidados

_Nos casos de edema cerebral generalizado ou de nítido aumento da pressão intracraniana, Miocardil deve ser utilizado com o cuidado necessário. Cuidado também no uso por pacientes com hipotensão (pressão arterial sistólica < 100 mm Hg).

_Gravidez: Como a toxicidade de Miocardil durante a gravidez ainda não foi estudada, deve-se ponderar rigorosamente seu emprego durante a gravidez, devendo ser bem avaliados os riscos e as vantagens de uma eventual administração.

_Uso em Idosos: Recomenda-se muita cautela em pacientes idosos com insuficiência de múltiplos órgãos: insuficiência cardíaca grave. Cuidados no uso em pacientes com hipotensão grave (PAS < 90mmHg).

Composição

_Cada comprimido revestido contém:
Nimodipina ....................30mg.

Excipientes: amido de milho, manitol, dióxido de silício, estearato de magnésio, dióxido de titânio, croscamelose sódica, celulose microcristalina, lactose, hidroxipropilmetilcelulose, polivinilpirrolidona, glicolato de amido sódico, corante.

Superdosagem

_Nos casos de intoxicação aguda, pode-se esperar queda acentuada da pressão arterial, acompanhada de taquicardia ou de bradicardia e, quando administrado por via oral, desconforto gastrintestinal e náusea.

_O tratamento com Miocardil deve ser descontinuado imediatamente. Medidas de suporte devem ser tomadas, de acordo com os sintomas apresentados. Se a intoxicação for decorrente de administração oral, recomenda-se lavagem gástrica imediata, acrescida de carvão. Para tratamento da hipotensão arterial, administrar dopamina ou noradrenalina. Não existe antídoto específico.