Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
‌

Montelair

Bula

Para que serve?

Montelair é indicado para a asma e para a rinite alérgica, no tratamento de sintomas como estreitamento das vias aéreas, nariz entupido e pigando, coceira nasal, espirros, lacrimejamento, vermelhidão e inchaço dos olhos, em adultos e crianças com mais de 6 meses.

Montelair 10 mg na forma de comprimidos é mais adequado para adultos, enquanto que, Montelair 4 mg em sachê, é mais adequado para uso em crianças e bebés.

Posologia

Montelair 10 mg

  • A dose recomendada de Montelair 10 mg para adultos e adolescentes com mais de 15 anos de idade, é de 1 comprimido, administrado 1 vez por dia.

Montelair 4 mg sachê

  • Montelair 4 mg em sachê é mais adequado para bebés e crianças até aos 5 anos de idade. Para o tratamento da asma e rinite alérgica, é geralmente recomendada uma dose correspondente a 1 Sachê de 4 mg, administrado 1 vez por dia.

Montelair em sachê pode ser administrado diretamente na boca da criança ou do bebé, ou pode ser dissolvido em uma colher de chá de fórmula para bebês ou leite materno, de modo a facilitar a sua toma.

Contraindicação

Montelair está contraindicado para o tratamento de crises agudas de asma e para pacientes com alergia ao Montelucaste de Sódio ou a outros componentes da fórmula.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Montelair, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver algum problema de saúde ou doença ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Caso o uso de Ácido Acetilsalicílico piore ou agrave a sua asma, deve continuar a evitar o o consumo de medicamentos com Ácido Acetilsalicílico durante o tratamento com Montelair. Além disso, o tratamento com Montelair não substitui ou elimina na totalidade a necessidade de um tratamento continuo com corticoides inalatórios ou orais.

O tratamento com Montelair nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.

Composição

Montelair 10 mg por cada Comprimido de Montelair 10 mg contém:

Montelucaste de Sódio ________________________ 10 mg
Excipientes ____________________________ 1 Comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, lactose monoidratada, croscarmelose sódica, hiprolose, estearato de magnésio, álcool polivinílico, macrogol, talco, dióxido de titânio, corante óxido de ferro amarelo e corante óxido de ferro vermelho).

Montelair 4 mg por cada sachê contém:

Montelucaste de Sódio __________________________ 4,2 mg

Excipientes ___________________________________ 1 Sachê

(Excipientes: hiprolose, estearato de magnésio e manitol).

Mecanismo de ação

Montelair é um medicamento que tem na sua composição Montelucaste de Sódio, uma substância responsável por bloquear os leucotrienos, substâncias responsáveis por provocar sintomas alérgicos e o estreitamento e inchaço das vias aéreas dos pulmões.

Assim, ao evitar sintomas alérgicos e o estreitamento e inchaço das vias aéreas, Montelair melhora e evita os sintomas da asma e da rinite alérgica.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Montelair, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Montelair podem incluir dor abdominal, sonolência, sede, dor de cabeça, vômito ou hiperatividade.

Em caso de esquecimento

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Montelair deve saltar a dose esquecida, e esperar pelo horário da dose seguinte. As doses de Montelair nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.