Princípio Ativo: Mupirocina
Tipo de Medicamento: Antibióticos
A Mupirocina é uma pomada indicada para o tratamento tópico de infecções na pele, como impetigo, foliculite e furunculose, causadas por microorganismos sensíveis à substância ativa.
Também pode ser indicado para prevenção de infecção em ferimentos e queimaduras leves, a critério do médico.
Deve-se aplicar uma fina camada da pomada sobre a área afetada, duas a três vezes ao dia, podendo ser colocado um curativo por cima.
O tratamento não deve exceder 10 dias, a menos que o médico receite o contrário, dependendo da resposta ao produto.
A pomada não deve ser misturada com outras preparações, já que há o risco de diluição, resultando em uma redução na atividade antibacteriana e potencial perda de estabilidade da mupirocina na pomada.
O produto remanescente ao fim do tratamento deve ser descartado.
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ococrrer com o uso de Mupirocina são ardência no local de aplicação, coceira, eritema, parestesias e ressecamento da região.
Além disso, podem também ocorrer reações de sensibilização cutânea a qualquer um dos componentes da fórmula.
Este medicamento é contra-indicado caso em pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Este medicamento não é indicado para uso oftálmico ou intranasal.
O produto deve ser descontinuado caso ocorra uma reação de sensibilização ou irritação local. Além disso, o seu uso prolongado pode favorecer o crescimento de organismos não suscetíveis.
A Mupirocina também não deve ser usada nos olhos, no interior do nariz, em conjunto com cânulas e no local da punção venosa central.
Este produto também deve ser usado com precaução em pessoas com insuficiência renal e não deve ser usado em grávidas e lactantes a não ser que seja recomendado pelo médico.
Cada g da pomada contém:
Mupirocina _____________________________________20 mg
Excipientes q.s.p. __________________________________1 g
(Excipientes: macrogol.)
A mupirocina é um antibacteriano de aplicação local, com atividade contra os organismos responsáveis pela maior parte das infecções de pele, como por exemplo o Staphylococcus aureus, além de outros estafilococos e estreptococos. Além disso, este produto é também ativo contra certos patógenos gram-negativos, como o Haemophilus influenzae.
Não são conhecidos casos de superdose durante a terapia tópica com mupirocina.
Em caso de intoxicação deve-se ir imediatamente ao médico.
- SAC:0800 7298000.