Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
‌

Myrafer Gotas

Princípio Ativo: Ferro

Tipo de Medicamento: Suplementos alimentares

Bula

Para que serve?

O Myrafer é um suplemento mineral à base de ferro em gotas que deve ser utilizado em casos de anemia por deficiência de ferro.

Posologia

A posologia recomendada varia de acordo com a idade e gravidade da deficiência em ferro:

  • Prematuros, lactentes e crianças até 1 ano: Para uso pediátrico, a dose diária de ferro a ser aplicada é de cerca de 5,0mg de Ferro elementar por Kg de peso por dia, até um máximo de 60mg. Esta dose pode ser aumentada ou diminuída a critério médico. Para deficiência de ferro manifesta, recomenda-se a ingestão de 1 gota/Kg/dia para crianças de 12 Kg;
  • Crianças de 1 a 12 anos: Para deficiência de ferro manifesta, a dose recomendada é de um máximo de 12 gotas por dia. Para deficiência de ferro latente, a dose recomendada é de 5 a 12 gotas, por dia, preferencialmente próximo às refeições.
  • Crianças maiores de 12 anos, adultos e lactantes: Para a deficiência de ferro manifesta, a dose recomendada é de 20 a 40 gotas por dia, preferencialmente próximo às refeições. A utilização de Myrafer deverá ser realizada por 3 a 5 meses até a normalização dos valores de hemoglobina. Posteriormente a terapia deve ser continuada com 100mg de ferro elementar por cerca de 2 a 3 meses a fim de que se restaure a reserva de ferro. Para deficiência de ferro latente, a dose recomendada é de 20 gotas por dia, preferencialmente próximo às refeições, por um período de 1 a 2 meses.
  • Mulheres grávidas: Para deficiência de ferro manifesta, a dose recomendada é de 40 gotas por dia, até à normalização dos valores de hemoglobina. Posteriormente, a terapia deve ser continuada com 20 gotas por dia até o final da gravidez, a fim de que se restaure a reserva de ferro. Para deficiência de ferro latente, devem-se ingerir 20 gotas por dia, preferencialmente próximo às refeições.

Em alguns casos, o médico pode alterar a posologia.

Efeitos Colaterais

Embora seja raro, podem ocorrer efeitos colaterais como prisão de ventre, diarreia, náuseas, dores epigástricas, má digestão, vômitos, urticária, erupções cutâneas, coceira generalizada, sensação de calor, rubor, aumento dos batimentos cardíacos.

Além disso, pode-se verificar uma coloração escura das fezes.

Contraindicação

O Myrafer está contraindicado nos casos de hipersensibilidade aos sais de ferro ou a qualquer um dos componentes do produto.

Além disso, não deve ser usado em anemias não ferropênicas, especialmente as que são causadas por acúmulo de ferro ou incapacidade de sua utilização.

Também não deve ser utilizado por pessoas com doenças hepáticas agudas e doenças gastrintestinais e deve ser administrado com cautela na presença de alcoolismo, hepatite, infecções agudas, e estados inflamatórios do trato gastrintestinal, pancreatite e úlcera péptica.

A administração do produto em pessoas submetidos a transfusões repetidas de sangue deve ser realizada sob rigoroso controle médico e observação do quadro sanguíneo.

Avisos e Cuidados

Este medicamento deve ser ingerido durante ou imediatamente após as refeições.

Recomenda-se a portadores de prótese dentária, lavar a boca e escovar as próteses imediatamente após o uso do produto, a fim de evitar escurecimento das mesmas.

O médico deve ser informado acerca de qualquer medicamento que a pessoa esteja a tomar, antes de iniciar o tratamento com Myrafer e caso tenha se submetido a transfusões sanguíneas repetidas na vigência do uso do produto.

Além disso, este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Composição

Cada 1mL (20 gotas) da solução Myrafer gotas contém:

Ferripolimaltose*_______________________________400 mg

*(equivalente a 100mg de ferro elementar)

Excipientes_________________________________q.s.p. 1 mL

(Excipientes: sorbitol, sucralose, benzoato de sódio, aroma de doce de leite e água de osmose reversa).

Mecanismo de ação

O Myrafer age como antianemico em caso de anemia por deficiência de ferro, reabastecendo o organismo com este elemento, indispensável para a formação da hemoglobina.