O Nasonex spray nasal é indicado para o tratamento dos sintomas de rinite alérgica sazonal e perene, como: congestão nasal, coriza, coceira e espirros.
Nasonex também é indicado para tratamento complementar nos episódios agudos de sinusite, para tratamento de pólipos nasais e seus sintomas, incluindo congestão nasal e diminuição de olfato e para tratamento de rinossinusite aguda.
Uso adulto e pediátrico acima dos 2 anos
Depois da preparação inicial do dispositivo spray nasal aquoso Nasonex (normalmente 6 ou 7 atomizações até que se obtenha um spray uniforme), cada atomização libera aproximadamente 100 mg de suspensão de furoato de mometasona, que contém furoato de mometasona monoidratado equivalente a 50 mcg de furoato de mometasona.
Rinite alérgica
A dose habitual recomendada para profilaxia e tratamento é de duas atomizações (50 mcg/atomização) em cada narina, uma vez por dia (dose total de 200 mcg). Quando os sintomas estiverem controlados, a redução da dose a uma aplicação em cada narina (dose total de 100 mcg) poderá ser eficaz para manutenção.
Se os sintomas não puderem ser controlados de forma adequada, a dose poderá ser aumentada para um máximo de quatro aplicações em cada fossa nasal (total de 400 mcg).
Depois de controlar os sintomas, recomenda-se reduzir a dose.
A dose habitual recomendada para tratamento de sintomas nasais de rinite alérgica sazonal e perene é de uma atomização (50 mcg/atomização) em cada narina uma vez por dia (dose total de 100 mcg).
A administração em crianças deve ser auxiliada por um adulto.
Tratamento complementar nos episódios agudos de sinusite
A dose habitual recomendada é de duas atomizações (50 mcg/atomização) em cada narina duas vezes por dia (dose total de 400 mcg). Se os sintomas não forem adequadamente controlados, a dose poderá ser aumentada para 4 atomizações (50 mcg/atomização) em cada fossa nasal duas vezes por dia (dose total de 800 mcg).
Pólipos nasais
A dose habitual recomendada para pólipos é de duas atomizações (50 mcg/atomização) em cada narina duas vezes por dia (dose total de 400 mcg).
Quando os sintomas forem adequadamente controlados, é recomendada a redução da dose para duas aplicações em cada narina uma vez por dia (dose total de 200 mcg).
A dose habitual recomendada é de duas atomizações (50 mcg / atomização) em cada narina, duas vezes por dia (dose diária total de 400 mcg).
Caso não houver melhora, o paciente deve consultar o seu médico.
Nasonex é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade ao furoato de mometasona ou a qualquer um dos seus componentes.
Este medicamento é contra-indicado na faixa etária abaixo de 2 anos.
Nasonex na gravidez e na lactação: não há estudos adequados e bem controlados em mulheres gestantes.
O Spray Nasal Nasonex 50 mcg, como os outros corticosteróides, deve ser usado na gravidez apenas se os potenciais benefícios justificarem o potencial risco para o feto.
Categoria C para gravidez segundo o FDA. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Efeitos Não-Teratogênicos: pode ocorrer hipoadrenalismo em lactentes de mães que receberam corticosteróides durante a gravidez.
Esses lactentes devem ser monitorados cuidadosamente.
Não se sabe se o furoato de mometasona é excretado no leite humano. Porém, como outros corticosteróides são excretados no leite humano, deve-se tomar cuidado quando o spray nasal aquoso Nasonex for utilizado durante a amamentação.
Uso pediátrico
O crescimento de pacientes pediátricos recebendo corticosteróides intranasais, inclusive Spray Nasal Nasonex 50 mcg, deve ser acompanhado regularmente (p.ex., através
de estadiometria).
Os efeitos potenciais do tratamento prolongado sobre o crescimento devem ser ponderados em relação aos benefícios clínicos obtidos e a disponibilidade de alternativas terapêuticas seguras e eficazes com não-corticosteróides.
Para reduzir os efeitos sistêmicos de corticosteróides intranasais, incluindo Spray Nasal Nasonex 50 mcg, cada paciente deve ter sua dose titulada até a menor dose eficaz.
A segurança e a eficácia em crianças menores de 2 anos não foram estabelecidas.
A segurança e eficácia no tratamento de pólipos nasais em pacientes menores de 18 anos não foram estabelecidas.
Se forem observados sinais ou sintomas de infecção bacteriana grave (tais como febre, dor facial / dentária unilateral grave e persistente, edema facial orbital ou peri-orbital, ou agravamento dos sintomas após uma melhora inicial), o paciente deverá consultar seu médico imediatamente.
A segurança e eficácia no tratamento dos sintomas de rinossinusites em pacientes menores de 12 anos não foram estabelecidos.
Interações Medicamentosas
O spray nasal aquoso Nasonex pode ser administrado concomitantemente com a loratadina sem que se registrem alterações nas concentrações plasmáticas da
loratadina ou de seus metabólitos principais.
As concentrações plasmáticas do furoato de mometasona não são detectáveis.
O tratamento associado foi bem tolerado.
Cada aplicação do spray nasal aquoso Nasonex libera aproximadamente 50 mcg de furoato de mometasona.
Componentes inativos: celulose microcristalina, carboximetilcelulose, glicerol, ácido cítrico, citrato de sódio, polissorbato 80, cloreto de benzalcônio e água purificada.
Apresentação: Nasonex apresenta-se em cartucho com 1 frasco com 18 g contendo 120 atomizações e 1 frasco com 9 g contendo 60 atomizações.
Não existem dados disponíveis sobre os efeitos de superdose aguda ou crônica com Spray Nasal Nasonex 50 mcg.
A superdosagem crônica de qualquer corticosteróide pode resultar em sinais e sintomas de hipercorticismo.
A superdosagem aguda com essa apresentação é improvável, já que um frasco de Spray Nasal Nasonex 50 mcg contém aproximadamente 8.500 mcg de furoato de mometasona.