Nebacetin é indicado para tratar e prevenir infecções na pele e nas mucosas, como infecções nas “dobras” da pele, ao redor dos pelos ou na parte de fora da orelha, furúnculos, cortes, feridas com pus, feridas abertas ou queimaduras, em adultos ou crianças.
É recomendado passar a pomada 2 a 5 vezes ao dia, sempre com o auxílio de uma gaze.
O tratamento deve ser mantido durante mais 2 ou 3 dias, após o desaparecimento dos sintomas.
Nebacetin está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando, bebês prematuros, recém-nascidos e lactantes, pacientes com problemas na função dos rins, problemas de audição ou de equilíbrio e para pacientes com alergia à à neomicina, aos antibióticos aminoglicosídeos ou a algum dos componentes da fórmula.
Antes de usar Nebacetin, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver doenças neuromusculares, como Miastenia gravis, fizer tratamento com relaxantes musculares ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.
Nebacetin por cada 1 g de pomada contém:
Sulfato de neomicina _____________________________ 5 mg
- Equivalente a 3,5 mg de neomicina-base.
Bacitracina ___________________________________ 250 U.I.
Excipientes ______________________________________ 1 g
(Excipientes: álcool cetílico, petrolato branco, lanolina, polissorbato e óleo mineral).
Nebacetin é uma pomada composta por 2 antibióticos, o Sulfato de neomicina e Bacitracina que juntos conseguem inibir o crescimento de uma vasta gama de bactérias responsáveis por causar infecções.
Em caso de aplicação excessiva de Nebacetin, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.
Caso se esqueça de aplicar uma dose de Nebacetin, deve aplicar a dose esquecida logo que se lembre, porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve ignorar a dose esquecida.