Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
‌

Neosoro

Bula

Para que serve?

Neosoro ou Neosoro H é indicado para a descongestão nasal, em adultos e crianças. Além disso, Neosoro também apresenta uma atividade antisséptica, atuando contra alguma bactérias e fungos.

Posologia

Neosoro

  • A dose recomendada é de 2 a 4 gotas em cada narina, administradas 4 a 6 vezes por dia.

Neosoro H

  • A dose recomendada é de uma aplicação em cada narina, de 4 a 6 vezes por dia, ou de acordo com indicação médica.

Contraindicação

Neosoro ou Neosoro H está contraindicado para pacientes portadores de alguma doença ou em tratamento com medicamentos que promovam a retenção de sódio e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Além disso, Neosoro está contraindicado para crianças com menos de 6 anos de idade e Neosoro H para crianças com menos de 3 anos de idade.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Neosoro ou Neosoro H, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver mais de 60 anos de idade ou se estiver a tomar outros medicamentos.

As doses recomendadas de Neosoro nunca devem de ser excedidas, pois tal como outros descongestionantes nasais contendo vasoconstritores, o seu uso prolongado e excessivo pode piorar a congestão nasal.

Neosoro ou Neosoro H não devem ser utilizados em inaloterapia pois podem provocar broncoespasmo.

Cada embalagem de Neosoro ou Neosoro H apenas deve ser utilizada por uma pessoa, de modo a evitar a passagem de infecções.

Composição

Neosoro por cada 1 ml de solução nasal contém:

Cloreto de sódio _______________________________ 9,0 mg
Cloreto de benzalcônio __________________________ 0,1 mg
Cloridrato de nafazolina _________________________ 0,5 mg
Água destilada ___________________________________ 1 ml

Neosoro H por cada 1 ml de solução nasal contém:

Cloreto de sódio ______________________________ 30,0 mg
Excipientes _____________________________________ 1ml

(Excipientes: cloreto de benzalcônio, edetato dissódico, ácido cítrico, fosfato de sódio tribásico, fosfato de sódio monobásico, hidróxido de sódio e água).

Mecanismo de ação

Neosoro e Neosoro H têm na sua composição cloreto de sódio, um composto com propriedades descongestionantes, que mantém a tensão osmótica do sangue e tecidos. Além disso, o Cloreto de sódio umedece o muco acumulado nas narinas, facilitando a sua expulsão.

Além disso, Neosoro tem também na sua composição Cloreto de benzalcônio, um composto tensoativo iônico pertencente ao grupo dos compostos de amônio quaternário, que apresenta uma atividade antisséptica contra bactérias gram-positivas, gram-negativas e alguns fungos. Por fim, tem também na sua composição Cloridrato de nafazolina, uma amina simpatomimética capaz de promover a vasoconstrição e a descongestão nasal.

Neosoro e Neosoro H possuem ação mecânica de limpeza e proporcionam a diminuição do inchaço, favorecendo assim a higiene nasal e o fluxo do muco nasal.

Superdosagem

Em caso de ingestão acidental de Neosoro, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a ingestão acidental de Neosoro podem incluir dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, cólicas abdominais ou hipertensão.

Em caso de esquecimento

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Neosoro ou Neosoro H deve aplicar a dose esquecida logo que se lembre e reajustar os horários das doses seguintes, de forma a continuar o tratamento de acordo com os novos horários programados.