Bula
Para que serve?
Tratamento de indivíduos tabaco-dependentes para aliviar os sintomas da síndrome de abstinência à nicotina, levando à diminuição e abandono do hábito de fumar.
Posologia
Gomas e Tabletes Mastigáveis
A dose inicial deve ser individualizada de acordo com a dependência de nicotina de cada paciente. Recomenda-se iniciar com 2 mg. Fumantes altamente dependentes (que fumam mais de 20 cigarros por dia) devem iniciar com 4 mg. Em indivíduos que utilizam 2 mg, mas continuam sentindo os sintomas da ausência de nicotina ou que voltaram a fumar, a concentração pode ser aumentada para 4 mg. Sempre que o paciente sentir o desejo de fumar, deve mascar 1 goma ou tablete de Nicorette intermitentemente durante 30 minutos. Mascar até o aparecimento de um forte sabor ou uma leve sensação de formigamento. Deve-se então parar a mastigação, colocar a goma ou tablete entre a bochecha e a gengiva até que o sabor ou o formigamento tenha desaparecido. Voltar a mastigar lentamente e repetir o processo. Após mastigação por 30 minutos, toda a nicotina é liberada e, desde que a absorção através da mucosa oral seja efetiva, a velocidade e a freqüência da mastigação devem ser ajustadas e adequadas para
que a deglutição da saliva seja minimizada e não ocorra a inativação da nicotina no trato digestivo. Não mais do que 24 gomas ou tabletes devem ser mascados por dia. Se mais de 15 gomas ou tabletes de Nicorette 2 mg forem necessários, recomenda-se o uso da concentração de 4 mg de nicotina. A duração do tratamento varia individualmente, recomendando-se pelo menos três meses de tratamento contínuo. As doses podem então ser gradualmente reduzidas, diminuindo o número total de gomas ou tabletes utilizados por dia. O uso de Nicorette por mais de 12 meses geralmente não é recomendado. Alguns exfumantes podem precisar de um tratamento mais longo para evitar que voltem a fumar. O tabagismo é um vício complexo e, embora Nicorette promova alívio da necessidade de fumar, fatores sociais e comportamentais podem fazer com que o indivíduo continue fumando. Mesmo assim, uma diminuição no hábito de fumar pode trazer benefícios em termos da redução da ingestão de alcatrão, substâncias irritantes, monóxido de carbono e carcinógenos. Além disso, o sucesso na redução do número de cigarros pode motivar o indivíduo a abandonar o hábito de fumar.
Contraindicação
Pacientes que estejam no período imediato do pós-infarto do miocárdio, com arritmias cardíacas graves e portadores de angina pectoris, mulheres grávidas ou que planejam engravidar, indivíduos com afecções ativas da articulação temporomandibular e pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula.
Avisos e Cuidados
Geral
Pacientes que estiverem utilizando Nicorette e continuarem fumando podem observar efeitos adversos devido a picos de altos níveis de nicotina, superiores àqueles observados quando o paciente estava apenas fumando. Efeitos semelhantes podem ocorrer se produtos a base de nicotina forem usados ao mesmo tempo que Nicorette. Utilizar com cautela em pacientes com doenças cardiovasculares graves, distúrbios
vasculares periféricos, hipertensão sistêmica ou úlceras gástricas ou duodenais. A nicotina pode estimular a produção de adrenalina. Conseqüentemente, Nicorette deve ser utilizado com cautela em pacientes com diabetes mellitus, hipertireoidismo ou feocromocitoma. Estomatite ulcerativa e reações alérgicas como angiodema e urticária foram relatadas. Pode ocorrer transferência da dependência ao tabaco para Nicorette que, mesmo assim, seria menos prejudicial ao indivíduo do que a própria dependência ao tabaco. Indivíduos que utilizam dentaduras podem ter dificuldade em mascar a goma ou tablete de Nicorette. Indivíduos com doenças dermatológicas crônicas generalizadas, como psoríase, dermatite crônica ou urticária não devem usar Nicorette Patch.
Atenção: Nicorette goma e tablete contêm açúcar, portanto, devem ser usados com cautela em diabéticos.
Uso durante a Gravidez
A nicotina atravessa a barreira placentária e atinge o feto, afetando sua respiração e circulação. O efeito na circulação é dose-dependente. Portanto, Nicorette não deve ser utilizado durante a gravidez, exceto em casos de mulheres que não possam parar de fumar sem a reposição de nicotina. O ato de continuar fumando durante a gestação pode ser um risco maior para o feto, quando comparado ao uso de terapia de reposição de nicotina por gestantes sob acompanhamento médico.
Uso durante a Lactação
A nicotina é excretada através do leite materno em quantidades que podem afetar a criança, até mesmo com o uso de doses terapêuticas.
Utilizar durante a lactação somente se os benefícios da terapia superarem os riscos potenciais para o lactente.
Uso em Crianças
Não deve ser administrado a indivíduos com menos de 18 anos sem recomendação médica.
Composição
Cada goma de 2 mg de Nicorette Menta contém 2 mg de nicotina (na forma de 10 mg de complexo resina-nicotina a 20%).
Excipientes: goma de mascar base, xilitol, óleo de menta, carbonato de sódio anidro, bicarbonato de sódio, levomentol e óxido de magnésio.
Cada goma de 4 mg de Nicorette Menta contém 4 mg de nicotina (na forma de 20 mg de complexo resina-nicotina a 20%).
Excipientes: goma de mascar base, xilitol, óleo de menta, carbonato de sódio anidro, levomentol, óxido de magnésio e corante amarelo 10 D&C.
Cada tablete de 2 mg de Nicorette Freshmint contém 2 mg de nicotina (na forma de 10 mg de complexo resina-nicotina a 20%).
Excipientes: goma de mascar base, xilitol, óleo de menta, carbonato de sódio anidro, bicarbonato de sódio, acessulfamo de potássio, levomentol, óxido de magnésio, acácia, dióxido de titânio e cera de carnaúba.
Cada tablete de 2 mg de Nicorette Freshfruit contém 2 mg de nicotina (na forma de 10 mg de complexo resina-nicotina a 20%).
Excipientes: goma de mascar base, xilitol, óleo de menta, carbonato de sódio anidro, bicarbonato de sódio, acessulfamo de potássio, levomentol, óxido de magnésio, aroma de tutti-frutti, hipromelose, sucralose, polissorbato, acácia, dióxido de titânio e cera de carnaúba.
Superdosagem
Podem ocorrer casos de superdosagem se muitas gomas ou tabletes forem mastigados simultaneamente, em rápida sucessão ou com o uso concomitante de outras fontes de nicotina. O risco de intoxicação resultante da deglutição da goma ou tablete é muito pequeno, pois a absorção na ausência de mastigação é lenta e incompleta. Os sintomas da superdosagem são relacionados à ação tóxica da nicotina e incluem náusea, salivação
aumentada, dor abdominal, diarréia, sudorese, dor de cabeça, tonturas, distúrbios auditivos e fraqueza marcante. Em casos extremos, esses sintomas podem ser seguidos por hipotensão, pulso fraco, rápido e irregular, respiração dificultada, prostração, colapso circulatório e convulsão generalizada.
Acredita-se que a dose mínima letal aguda de nicotina no homem esteja entre 40-60 mg. Em casos de intoxicação, a ingestão de nicotina deve ser imediatamente interrompida e o paciente deve ser tratado sintomaticamente. Se necessária, pode ser instituída respiração artificial com oxigênio.