Princípio Ativo: Piracetam
Tipo de Medicamento: Memória e concentração
O Nootron destina-se a melhorar as atividades mentais superiores, tais como memória, aprendizado e atenção.
Está indicado também no tratamento de alterações da função cerebral após acidente vascular cerebral, no tratamento da vertigem e no tratamento da dificuldade de aprendizado em crianças.
A posologia depende da forma farmacêutica que se pretende usar:
Comprimidos:
Em todos os casos em que não haja indicação de uso da via intravenosa, deve-se iniciar o tratamento administrando 2 a 4 comprimidos, 3 vezes ao dia. Depois de obtido o efeito desejado, pode-se diminuir a dose para 1 a 2 comprimidos, 3 vezes ao dia.
Solução Oral:
Em todas as indicações, menos no tratamento da dislexia, administrar 60 mg, que equivale a 1 ml, por kg de peso, dividindo-se esta dose em 3 administrações. No tratamento da dislexia em crianças de 8 a 13 anos de idade, a dose recomendada é de 3.200 mg/dia, em duas tomadas. Em adultos com dificuldades de deglutição, a solução oral pode ser utilizada mantendo-se a correlação recomendada para adultos.
Geralmente, o Nootron é bem tolerado, no entanto, embora seja raro, podem ocorrer reações adversas, como náuseas, vômitos, diarreia e dores abdominais, principalmente quando o medicamento é ingerido em jejum, agitação psicomotora, nervosismo, irritabilidade, ansiedade, dor de cabeça, confusão, insônia e tremores.
O Nootron está contraindicado em pacientes com hipersensibilidade ao piracetam ou aos outros componentes da fórmula.
Deve-se ainda administrar com cautela em pacientes com insuficiência renal grave, desaconselhando-se a administração do medicamento quando não há realização de diálise.
O uso deste medicamento é contraindicado durante o primeiro trimestre de gravidez e não deve ser utilizado em pacientes portadores da Coréia de Huntington, pois pode piorar os movimentos coréicos.
Na insuficiência renal grave, desaconselha-se a utilização de doses elevadas ou em curtos intervalos de tempo, desde que o paciente não esteja a fazer diálise.
Cada comprimido de Nootron contém:
Piracetam___________________________________400mg
Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido
(Excipientes: amido, povidona, celulose microcristalina, fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício, estearato de magnésio, macrogol, hipromelose e dióxido de titânio).
Cada colher de chá de 5 mL de solução de Nootron contém:
Piracetam___________________________________300 mg
Excipientes_______________________________q.s.p. 5 mL
(Excipientes: sacarina sódica di-hidratada, glicerol, metilparabeno, propilparabeno, propilenoglicol, corante caramelo, essência de cacau, essência de caramelo, essência de coco, silicona, citrato de sódio di-hidratado, ácido cítrico e água purificada).
O Nootron tem na sua composição piracetam, que é uma substância estimuladora do metabolismo cerebral, e que atua sobre o SNC, preferencialmente ao nível do córtex, sede das funções cognitivas, tais como memória, aprendizado e atenção.
O piracetam ativa o metabolismo das células corticais, ativa, protege e restaura o funcionamento da célula nervosa comprometida e melhora o seu rendimento.
A sua ação é exercida através de vários mecanismos como modulação da neurotransmissão cerebral, melhora da plasticidade neuronal, proteção da homeostase do metabolismo cerebral e melhora da microcirculação por suas propriedades hemorreológicas, sem causar vasodilatação.
O piracetam facilita certas formas de aprendizagem, aumenta a eficiência dos mecanismos que asseguram a consolidação da memória, aumenta as reservas energéticas da célula e facilita a sua mobilização quando necessário, reforça a resistência à hipóxia da célula cerebral e facilita a recuperação pós-anóxica.
Em caso de superdose, deve-se ir imediatamente ao médico.
SAC:0800-7016900