O Hemitartarato de norepinefrina é usado no controle da pressão sanguínea em certos estados hipotensivos agudos, caracterizados por pressão arterial demasiado baixa, como em feocromocitomectomia, simpatectomia, poliomielite, infarto do miocárdio, septicemia, hipotensão causada por transfusão sanguínea e reações a medicamentos.
Além disso, também é utilizado como auxiliar no tratamento da parada cardíaca e hipotensão profunda.
O hemitartarato de norepinefrina deve ser administrado por um profissional de saúde e a dose depende do estado da saúde da pessoa e do tipo de tratamento empregado pelo médico.
Este medicamento não deve ser usado em pessoas que tenham alergia ao hemitartarato de norepinefrina ou quaisquer outros componentes da formulação.
Além disso, também não deve ser administrado em hipotensos por diminuição no volume sanguíneo, pessoas com trombose vascular mesentérica ou periférica ou durante a anestesia com ciclopropano e halotano.
Este medicamento também não deve ser usado por grávidas ou mulheres a amamentar.
Este medicamento contém sulfitos na sua constituição podendo causar reações alérgicas.
É recomendável registar a pressão sanguínea a cada 2 minutos até à pressão desejada e depois a cada 5 minutos, porque existe a possibilidade de ocorrer elevação excessiva da pressão sanguínea.
Cada ampola com 4mL contém:
Hemitartarato de norepinefrina_______________________8 mg
Excipientes_________________________________q.s.p. 4 mL
(Excipientes: Cloreto de sódio, metabissulfito de sódio, ácido cítrico, citrato de sódio di-hidratado e água para injetáveis).
Cada mL da solução contém 2 mg de hemitartarato de norepinefrina equivalente a 1 mg de norepinefrina base.
A Norepinefrina age no aumento das pressões sistólica e diastólica e em geral da pressão do pulso.
A resistência vascular periférica aumenta na maioria dos vasos sanguíneos e o fluxo sanguíneo em cada uma das artérias que irrigam o coração aumenta.
Caso ocorra superdosagem, manifestada por hipertensão arterial severa, diminuição do ritmo cardíaco, dor de cabeça intensa e diminuição da quantidade de sangue que o coração bombeia por minuto, deve-se suspender o uso do medicamento e procurar imediatamente atendimento médico.