Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Laboratório
‌

Novalgina Comprimido

Princípio Ativo: Dipirona Sódica

Tipo de Medicamento: Analgésicos

Bula

Para que serve?

Novalgina em comprimido ​é indicado para o tratamento da dor e da febre, em adultos e adolescentes a partir de 15 anos.

Posologia

Novalgina comprimido 1 g - a dose recomendada para adultos e adolescentes acima de 15 anos é de meio a 1 comprimido, até 4 vezes por dia.

Novalgina comprimido 500 mg - a dose recomendada para adultos e adolescentes acima de 15 anos é de 1 a 2 comprimidos, até 4 vezes por dia.

Antes de tomar os comprimidos de Novalgina deve comer e depois engolir os comprimidos, sem partir ou mastigar, com um copo de água.

Novalgina comprimido efervescente 1 g: a dose recomendada para adultos e adolescentes acima de 15 anos é de 1 comprimido efervescente, até 4 vezes por dia.

Efeitos Colaterais

Alguns dos efeitos colaterais de Novalgina incluem coceira, ardor, rubor, urticária, inchaço, dispneia, urticária generalizada, angioedema grave , broncospasmo grave, arritmias cardíacas, queda da pressão sanguínea e choque circulatório.

Contraindicação

Novalgina em comprimido está contraindicado para mulheres durante os primeiros 3 meses da gravidez ou amamentando, a crianças com idade inferior a 15 anos ou para pacientes com porfiria aguda do fígado intermitente, deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase, função da medula óssea insuficiente, doenças do sistema hematopoiético, ​historial de broncoespasmo ou outras reações anafiláticas devido a analgesicos. Além disso, Novalgina em comprimido não deve ser utilizado por pacientes com alergia á Dipirona Sódica, a outras pirazolonas ou a pirazolidinas ou a outros componentes da fórmula.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Novalgina, deverá falar com o seu médico se estiver nos últimos 6 meses de gravidez, tiver asma analgésica ou intolerância analgésica do tipo urticária-angioedema, tiver asma brônquica com rinosinusite poliposa comcominante, tiver urticária crônica ou se tiver intolerância ao alcóol ou a corantes e conservantes.

Durante o tratamento com Novalgina pode ocorrer agranulocitose ou choque anafilático. Estas reações colaterais embora raras, podem ocorrer em certos pacientes e podem ser bastante severas.

Composição

Novalgina comprimido 1 g

Cada comprimido de Novalgina comprimidos 1 g contém:

Dipirona Sódica Monoidratada _________________ 1000 mg
Excipientes ____________________________ 1 Comprimido

(Excipientes: estearato de magnésio, macrogol 4000).

Novalgina comprimidos 500 mg

Cada comprimido de Novalgina comprimidos 500 mg contém:

Dipirona Sódica Monoidratada __________________ 500 mg
Excipientes ____________________________ 1 Comprimido

(Excipientes: estearato de magnésio, macrogol 4000).

Novalgina comprimido efervescente 1 g:

Dipirona Sódica Monoidratada _________________ 1000 mg
Excipientes _________________ 1 Comprimido efervescente

(Excipientes: bicarbonato de sódio, ácido cítrico, aroma de limão, carbonato de sódio, macrogol 6000 e sucralose).

Mecanismo de ação

Novalgina em comprimido tem na sua composição Dipirona Sódica, ma substância com ação antipirética e espasmolítica, que após ser digerida no organismo se transforma em 4-metil-aminoantipirina e 4-aminoantipirina, dois compostos com propriedades analgésicas.

Após a administração oral de Novalgina em comprimido, os efeitos do analgésico e antitérmico são esperados passados 30 a 60 minutos após a administração, e geralmente o seu efeito dura cerca de 4 horas.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Novalgina, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Quando administrada em doses excessivas, Novalgina pode causar sintomas que incluem náuseas, vômito, dor abdominal, problemas na função dos rins, vertigem, sonolência, coma, convulsões, queda da pressão sanguínea, arritmias cardíacas ou urina com coloração avermelhada devido à excreção de um metabólito inofensivo.

Laboratório

Sanofi:

- SAC 0800-703 00 14