Princípio Ativo: mepolizumabe
Nucala é indicado como tratamento complementar de manutenção da asma eosinofílica grave em pacientes adultos e pediátricos acima de 12 anos de idade.
Nucala é indicado como tratamento complementar aos corticosteroides em pacientes adultos com granulomatose eosinofílica com poliangeíte (GEPA) recidivante ou refratária.
Asma Eosinofílica Grave - Adultos e adolescentes a partir de 12 anos: A dose recomendada é de 100 mg de Nucala administradas por injeção subcutânea (SC) uma vez a cada 4 semanas.
Granulomatose Eosinofílica com Poliangeíte (GEPA) - Adultos: A dose recomendada é de 300 mg de Nucala administradas por injeção subcutânea (SC) uma vez a cada 4 semanas. Serão realizadas 3 injeções, uma vez a cada quatro semanas. Recomenda-se que os locais de cada injeção sejam separados por pelo menos 5 cm.
Nucala é administrado por injeção sob a pele (injeção subcutânea). O seu médico ou enfermeiro decidirá se você ou seu profissional de saúde pode injetar Nucala. Se apropriado, eles fornecerão treinamento para mostrar a você ou seu profissional de saúde a maneira correta de usar o Nucala.
Reações muito comuns (ocorrem em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor de cabeça.
Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): infecção no pulmão (sintomas nos quais podem incluir tosse e febre - temperatura elevada); infecção do trato urinário (sangue na urina, dor e micção frequente, febre, dor na parte inferior das costas); dor na parte superior do abdome (dor de estômago ou desconforto na região superior do estômago); febre; eczema (manchas vermelhas na pele que coçam); reações no local da injeção (dor, vermelhidão, inchaço, coceira e sensação de queimação da pele no local próximo à área de aplicação da injeção); dor nas costas; faringite (dor de garganta); congestão nasal (nariz entupido); reações alérgicas sistêmicas (hipersensibilidade incluindo erupção cutânea, prurido (coceira), cefaleia (dor de cabeça) e mialgia (dor muscular)), reações sistêmicas não alérgicas (erupção cutânea, rubor e mialgia (dor muscular)).
Nucala é contraindicado em pessoas com alergia a qualquer componente do medicamento.
Além disso, o Nucala não deve ser usado durante a gravidez e a amamentação.
O Nucala não deve ser usado para tratar exacerbações agudas de asma.
Em casos de pessoas com infecções parasitárias, devem ser tratadas antes de iniciarem o tratamento com Nucala, ou se ficarem infectados durante o tratamento com este medicamento e não responderem ao tratamento anti-parasitário, deve ser considerada a interrupção temporária da terapêutica.
Avise ao seu médico caso esteja tomando outros medicamentos, tenha tomado recentemente ou poderá começar a tomar outra medicação. Não pare abruptamente o uso de medicamentos para asma e GEPA após o inicio da terapia com Nucala, eles devem ser diminuídos gradualmente e sob supervisão médica, dependendo da sua resposta ao Nucala.
Cada frasco-ampola caneta aplicadora contém:
mepolizumabe..............................................100 mg
excipientes*..............................................q.s.p para 1mL frasco-ampola
*Excipientes: sacarose, fosfato de sódio dibásico heptaidratado, ácido cítrico monohidratado, polissorbato 80, edetato dissódico di-hidratado e água para injetáveis.
Armazenar entre 2ºC e 8ºC. Não congelar.
Proteger da luz. Armazenar no cartucho original até o uso.
A caneta aplicadora pode ser removida da geladeira e mantida em caixa fechada por até 7 dias em temperatura ambiente (até 30°C), quando protegida da luz.
Descartar se permanecer fora da geladeira por mais de 7 dias.
A caneta aplicadora deve ser administrada dentro de 8 horas após a abertura da embalagem. Descartar se não for administrada dentro de 8 horas.
Nucala contém a substância ativa mepolizumabe, um anticorpo monoclonal, um tipo de proteína designada para reconhecer uma substância alvo específica no corpo. É utilizado no tratamento da asma grave em adultos, adolescentes a partir de 12 anos de idade e GEPA em adultos.
Mepolizumabe, a substância ativa do Nucala reduz o número de eosinófilos (um tipo de célula branca sanguínea) na corrente sanguínea e nos pulmões e tecidos.
Se a sua asma não está bem controlada pelo seu tratamento existente, Nucala pode reduzir o número de ataques de asma. Se você estiver tomando medicamentos chamados corticosteroides orais, Nucala também pode ajudar a reduzir a dose diária que você precisa para controlar a sua asma.
GEPA (Granulomatose Eosinofílica com Poliangeíte)- GEPA é uma condição em que as pessoas têm muitos eosinófilos no sangue e nos tecidos e também têm inflamação dos vasos sanguíneos (vasculite). GEPA afeta mais comumente os pulmões e seios da face, mas frequentemente afeta outros órgãos, incluindo a pele, coração, rins, nervos ou intestino. Nucala pode reduzir o número de eosinófilos no sangue e pode reduzir os sintomas e retardar um surto desses sintomas em pessoas que já estejam tomando corticosteroides. Nucala também pode ajudar a reduzir a dose diária de corticosteroides que você precisa para controlar seus sintomas.
Em caso de superdose, o paciente deve ser tratado com cuidados de suporte e monitoramento adequado, caso necessário. Os tratamentos adicionais devem ser realizados de acordo com o que for indicado clinicamente ou recomendado pelo centro nacional de intoxicações local, se disponível.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento se possível.
Você deve injetar a próxima dose de Nucala assim que você lembrar. Se você não percebeu que você não aplicou uma dose até o momento da próxima dose, apenas aplique a próxima dose como planejado.
Se você não está certo sobre o que fazer, pergunte ao farmacêutico, médico ou enfermeiro.
Não pare Nucala sem aconselhamento do seu médico.