Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Laboratório

Nupercainal

Princípio Ativo: Cloridrato de Cinchocaína

Tipo de Medicamento: Hemorróidas

Bula

Para que serve?

Como anestésico para o alívio da dor e prurido devido a:
·hemorroidas;
·fissuras anais;
·ferroadas ou picadas de insetos;
·queimaduras solares e queimaduras leves de outros tipos;
·prudido senil e prurido vulvar.

Posologia

A pomada deve ser aplicada 1 a 3 vezes ao dia. A quantidade aplicada não deve exceder 10 a 15g por aplicação (aproximadamente 2/3 do tubo). A dose máxima diária deve estar limitada a 30g (aproximadamente um tubo e meio) para adultos e a 7g (aproximadamente meio tubo) para crianças. A quantidade de Nupercainal a ser usada dependerá da área a ser tratada e da intensidade do prurido ou da dor. Nas mucosas, a pomada deve ser aplicada na menor dose terapeuticamente efetiva. Em casos de tratamento de afecções mucosas ou cutâneas dolorosas ou inflamatórias, a pomada deve ser espalhada suavemente e cuidadosamente. Se a pele estiver intacta e se for necessário um efeito em profundidade, aconselha-se friccionar a pomada sobre a pele. Há pouca probabilidade de irritação local.

Efeitos Colaterais

Podem ocorrer, em casos isolados, reações alérgicas sob forma de dermatite de contato.

Contraindicação

Hipersensibilidade conhecida à substância ativa, e/ou a outros anestesicos locais do grupo amídico.

Veja outras pomadas usadas para tratar as hemorroidas.

Avisos e Cuidados

A princípio, o produto não deve ser usado continuamente por tempo prolongado e/ou em grandes áreas, uma vez que não pode ser excluída a possibilidade da absorção da substância ativa aumentar efeitos sistemicos indesejados. Isto se aplica particularmente a pacientes portadores de epilepsia, distúrbios de condução cardíaca e lesões hepáticas. Devem ser tomados os devidos cuidados para que se respeite as dosagens máximas para dose única e diária, como descrito no ítem Posologia.

Não usar o produto nos olhos ou em regiões próximas.

Quando usado em mucosas, a pomada deve ser aplicada suavemente e na menor dose possível.

Desde que observadas as precauções acima, a pomada tem uma boa tolerabilidade.

Composição

Cada grama de pomada contém: 11mg de cloridrato de cinchocaina (correspondente a 10mg de cinchocaina base); excipiente q.s.p. 1g

Mecanismo de ação

Nupercainal permite a aplicação tópica por várias vias, entretanto, é provável que as mucosas ofereçam menor resistência à absorção da cinchocaína. Durante a aplicação retal de Nupercainal pomada (1%), na dose média de 23mg de cloridrato de cinchocaina 3 vezes ao dia, foram registradas concentrações séricas médias no "Steady-State " de 49 ng/ml, no 3º dia de tratamento após doses únicas. Os picos máximos de concentrações foram observados entre 3 e 8 horas.

A meia-vida de eliminação sérica da cinchocaina, determinada em teste controle com pacientes recebendo doses orais únicas de 5 e 10mg, chegou a aproximadamente 12 horas. As concentrações dos picos observados entre 2 e 3 horas após administração destas doses foram de 8 a 23 ng/ml e de 13 a 26 ng/ml, respectivamente.

Superdosagem

Sinais e sintomas: Nupercainal é apresentado somente sob forma tópica, entretanto, pode ocorrer, principalmente em crianças, intoxicação aguda, devido à ingestão acidental da pomada. O quadro clínico de intoxicação aguda grave por Nupercainal se caracteriza principalmente por sinais de estimulação ou depressão do sistema-nervoso central. Os possíveis sinais e sintomas são: hiperventilação ou hipoventilação levando possivelmente à apnéia, arritmias cardíacas, hipotensão, choque, estado de excitação, tremor, contrações musculares, convulsão, comprometimento da consciência chegando a estados comatosos, náuseas e vômitos.

Tratamento: Em caso de intoxicação em crianças, o médico precisa ser avisado rapidamente. Via de regra, o prognóstico depende decisivamente de lavagem gástrica o mais rápido possível. Para este propósito, a internação hospitalar em terapia intensiva é a melhor solução.

Não há antídoto específico.

Laboratório

Novartis Biociências:

- SAC:0800 888 3003