Octalbin albumina humana é um medicamento que pode ser usado no tratamento de choque por perdas de sangue ou de plasma, e outras situações acompanhadas de choque.
Poderá ainda ser utilizado como tratamento de substituição em pessoas com deficiências graves em albumina ou plasma, durante ou após cirurgias, doenças de fígado, síndrome nefrótico, queimaduras extensas, disfunções gastrointestinais, síndrome de Lyell, icterícia no recém-nascido, inchaço cerebral e em grávidas com complicação de pressão arterial grave.
Uma vez que o Octalbin só pode ser usado no hospital, a dose e o ritmo a usar devem ser ajustados pelo médico, de acordo com cada caso, dependendo da gravidade, situação e peso da pessoa.
No caso de crianças, deve ter-se em conta que o seu volume de sangue poderá ser diferente consoante a sua idade.
Este medicamento não pode ser usado em pessoas com alergias à albumina ou a qualquer outro componente da fórmula, anemia grave ou problemas de coração.
Para se iniciar o tratamento com Octalbin albumina humana, o produto deve encontrar-se à temperatura ambiente ou corporal.
Durante este tratamento, a pessoa deve ser continuamente monotorada, de forma a prevenir superdosagem de alguns elementos e excesso de hidratação.
Não se deve diluir o produto com água. A diluição deverá ser feita com soluções de cloreto de sódio 0,9% ou glicose a 5%. Também não deve ser usado como nutrição parenteral.
Cada 1000 ml de solução contém:
200 g de proteínas plasmáticas com conteúdo mínimo de 96% de albumina humana.
Outros constituintes:
sódio ________________________________142,5-157,5 mmol
potássio_______________________________DR ≤ 2,0 mmol
N-acetil-DL-triptofano~R _______________≤ 16,8 mmol (4,14g)
caprilato de sódio~R __________________≤ 16,8 mmol (2,42g)
água para injeção q.s.p. _________________________1000 ml
alumínio ___________________________________≤ 200 µg/I
Albumina humana é uma proteína que faz parte da composição normal do sangue.
A sua perda em excesso causa vários sintomas associados à presença desta proteína em doses baixas no sangue, como diminuição da pressão arterial. Octalbin albumina humana atua repondo os níveis normais deste composto no sangue.
Em casos de uso de doses excessivas de Octalbin albumina humana, poderá surgir aumento do volume de liquído no sangue, ocorrendo sintomas como dores de cabeça, falta de ar, entupimento de uma veia, aumento da pressão sanguínea, arterial e inchaço pulmonar. Nestes casos deve-se interromper imediatamente a infusão.