Bula
Para que serve?
Omcilon-A EM ORABASE é indicado para o tratamento auxiliar e para o alívio temporário de sintomas associados com lesões inflamatórias orais e lesões ulcerativas resultantes de trauma.
Posologia
Uso Adulto
Aplicar uma pequena quantidade (cerca de 6mm) de Omcilon-A EM ORABASE, sem esfregar, sobre a lesão até que se desenvolva uma película fina. Pode ser necessária quantidade maior para cobrir algumas lesões. Para conseguir ótimos resultados, usar apenas o suficiente para cobrir a lesão com uma película fina
e não esfregar. A tentativa de espalhar esse produto pode resultar numa sensação granular e arenosa e causar a desagregação do produto. Entretanto, após a aplicação do produto, desenvolve-se uma película lisa e escorregadia. Omcilon-A EM ORABASE deve ser aplicado ao deitar, a fim de permitir ao esteróide entrar em contato com a lesão durante a noite. Dependendo da gravidade dos sintomas pode ser necessário aplicar o preparado 2 a 3 vezes ao dia, de preferência após as refeições. Se não ocorrerem reparo e regeneração significativas em 7 dias, é aconselhável outras investigações.
Contraindicação
Este produto não é indicado para pacientes com tuberculose, úlcera péptica ativa, assim como nas lesões causadas por Herpes. Informe seu dentista ou médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Avisos e Cuidados
Uso na gravidez
Não foi estabelecido o uso seguro de Omcilon-A EM ORABASE durante a gravidez, quanto a possíveis reações adversas no desenvolvimento do feto; portanto, o produto não deve ser usado em mulheres com potencial de gravidez e particularmente durante o início da gravidez, a não ser que, no julgamento do médico ou dentista, o benefício potencial exceda os possíveis riscos.
PRECAUÇÕES
Pacientes com tuberculose, úlcera péptica ou Diabetes Mellitus não devem ser tratados com qualquer preparação de corticosteróide sem o conselho do médico.
Deve-se ter em mente que as respostas normais de defesa dos tecidos orais são DIMINUÍDAS em pacientes recebendo terapia corticosteróide tópica. Cepas virulentas de microorganismos orais podem ser multiplicadas sem produzir os sintomas de advertência usuais de infecções orais. A pequena quantidade de esteróide liberada, quando a preparação é usada conforme recomendado,torna muito improvável a ocorrência dos efeitos sistêmicos; entretanto, existe uma possibilidade, quando as preparações corticosteróides tópicas são usadas durante um período prolongado de tempo. Caso desenvolva sensibilização ou irritação, a preparação deve ser descontinuada e INSTITUÍDA terapia apropriada. Se não ocorrerem regeneração significativa ou reparação dos tecidos orais em 7 dias, é aconselhável investigação adicional na lesão oral.
Composição
ada grama de Omcilon-A EM ORABASE contém 1mg de acetonida de triancinolona, em base emoliente para uso odontológico, contendo pectina, gelatina e carboximetilcelulose sódica, em PLASTIBASE , uma base de polietileno e óleo mineral.
Superdosagem
Desde que não há um antídoto específico e a ocorrência de eventos adversos é improvável, o tratamento consiste na diluição por meio de fluidos.