Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Superdosagem
‌

Oroxadin

Bula

Para que serve?

Oroxadin é indicado para o tratamento da hiperlipidemia primária resistente a medidas dietéticas apropriadas, incluindo hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia e hiperlipidemia combinada (tipos IIa, IIb, III e IV da classificação de Frederickson).

Posologia

Adultos: A posologia recomendada é de 1 comprimido de Oroxadin (100 mg) ao dia. Idosos: mesma posologia para adultos, mas observando cuidadosamente as Advertências e precauções. Crianças: O uso do ciprofibrato não é recomendado, pois não estão ainda estabelecidas a eficácia e a tolerabilidade nessa faixa etária. Insuficiência renal: Em pacientes com insuficiência renal moderada metade da dose poderá ser adequada, pela administração de 1 comprimido (100 mg) em dias alternados. Não usar Oroxadin em casos de insuficiência renal grave.

Contraindicação

Oroxadin é contra-indicado em caso de insuficiências hepática ou renal graves, na gravidez e na lactação e em pacientes com hipersensibilidade ao ciprofibrato.

Avisos e Cuidados

Gerais: Utilize com cautela em pacientes com alteração da função hepática. Recomenda-se proceder regularmente a testes de função hepática, inclusive alanina aminotransferase (ALT ou SGPT). O tratamento com ciprofibrato deverá ser interrompido em caso de alterações persistentes das enzimas hepáticas. Utilize com cautela em pacientes com distúrbio da função renal. Caso as concentrações séricas dos lipídeos não sejam satisfatoriamente controladas após vários meses de tratamento, medidas terapêuticas adicionais ou alternativas deverão ser consideradas. Gravidez e aleitamento: Não há evidências de que o ciprofibrato seja teratogênico, mas sinais de toxicidade foram observados com doses altas em testes de teratogenicidade em animais. O ciprofibrato é excretado no leite de ratas que estão aleitando. Considerando que não existem dados sobre sua utilização durante a gravidez e lactação na espécie humana, o ciprofibrato está contra-indicado na gravidez e durante o aleitamento.

Superdosagem

Existem raros relatos de superdosagem com ciprofibrato, mas sem ocorrência de reações adversas especificas de uma sobre dose. O ciprofibrato não tem antídoto específico ao tratamento de eventual superdosagem deve ser sintomático. Lavagem gástrica e medidas gerais de suporte podem ser, instituídas. O ciprofibrato não é dialisável.