Princípio Ativo: Cloranfenicol
Tipo de Medicamento: Antibióticos
Otomicina é utilizado no tratamento de infecções de ouvido e no alívio da dor associada.
Otomicina destina-se a ser usado exclusivamente por via externa no ouvido, aplicando directamente no ouvido doente em média, 2 a 3 gotas, 3 vezes ao dia, de acordo com indicações médicas.
Os efeitos secundários mais comuns associados ao uso de otomicina são efeitos locais e são irritação, coceira e sensação de queimação.
Poderão também surgir sintomas como febre e alterações nos valores sanguíneos.
Raramente, poderão surgir reacções alérgicas e angioedema.
Este medicamento, não pode ser usado em pessoas com alergia conhecida ao cloranfenicol, à lidocaína ou qualquer outro componente da fórmula, nem em casos de rompimento da membrana do tímpano.
Embora a substância que compõe este remédio passe a placenta, estudos não demonstraram que causasse efeitos secundários no bebé. É igualmente desconhecido se o cloranfenicol uso externo atinge o leite materno, mas sabe-se que também não surgiram evidências de problemas causados nos bebes amamentados por mães medicadas com Otomicina.
O uso de antobioticos por longos períodos poderá facilitar o desenvolvimento de outros germes não sensíveis ao antibiotico usado, causando outro tipo de infeções como as causadas por fungos.
Devido aos possíveis efeitos na medula óssea, que o cloranfenicol pode ter, deve evitar-se o seu uso simultâneo com outros medicamentos que também possam ter este efeito secundário.
Cada ml de solução contém:
Cloranfenicol ___________________________________25 mg
Cloridrato de lidocaína___________________________ 30 mg
Veículo q.s.p. ___________________________________ 1 ml
(1,3 butanodiol)
Otomicina é uma solução de Cloranfenicol, um antibiotico que tem ação em grande número de bactérias.
Cloranfenicol atravessa a membrana da célula da bactéria, impedindo a formação de proteínas e consequentemente a multiplicação das bactérias.
A lidocaína, outro componente deste remédio, possui ação anestésica, aliviando assim a dor associada á infecção.
Em casos de toma excessiva de Otomicina, o tratamento deverá ser interrompido e o médico imediatamento de forma a se iniciar tratamento adequado.
- SAC:0800 7298000.