Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
‌

Oxacilina

Bula

Para que serve?

Oxacilina é indicada para o tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis à Oxacilina sódica, em adultos e crianças.

Posologia

As quantidades de Oxacilina a utilizar e a duração do tratamento devem ser indicadas pelo seu médico pois dependem da infecção a tratar e e da resposta individual do paciente ao tratamento.

Para adultos, geralmente as doses recomendadas variam de 250 a 1 g, administrados de 4 em 4 horas ou de 6 em 6 horas, de acordo com indicação médica.

Para crianças, geralmente as doses recomendada é varia de 50 mg/kg/dia a 100 mg/kg/dia, de 4 em 4 horas ou de 6 em 6 horas, de acordo com indicação médica.

Contraindicação

Oxacilina está contraindicado para pacientes com alergia à Oxacilina sódica, a outras penicilinas ou a outros componentes da fórmula.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Oxacilina, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, se tiver outros problemas de saúde ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Oxacilina pode ocorrer o crescimento de organismos não sensíveis à Oxacilina sódica, que podem causar infecções secundarias indesejadas.

Durante o tratamento com Oxacilina, caso apresente diarreia após a administração do medicamento, deve consultar o médico logo que possível.

Composição

Oxacilina por cada frasco-ampola contém:

Oxacilina Sódica _______________________________ 500 mg

- Sob a forma de sal sódico monoidratado

Oxacilina por cada ampola de diluente contém:

Água para injeção, estéril e apirogênica _______________ 5 ml

Mecanismo de ação

Oxacilina é uma penicilina semi-sintética, que apresenta uma ação bactericida contra bactérias sensíveis à Oxacilina.

A Oxacilina exerce a sua ação bactericida ligando-se a proteínas que se localizam na membrana citoplasmática da bactéria, o que conduz a uma perda de resistência e de rigidez da parede celular, ocorrendo assim a destruição da bactéria.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Oxacilina, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Em caso de esquecimento

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Oxacilina deve tomar a dose esquecida logo que se lembre. Porém, as doses de Oxacilina nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.