Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem

Oxandrolona

Bula

Para que serve?

Oxandrolona é indicado para tratar a Síndrome de Turner, falhas no crescimento físico, hepatite alcoólica aguda, moderada ou grave e para a má nutrição calórica proteica moderada.

Posologia

Geralmente, a dose recomendada de Oxandrolona para adultos é de 2,5 mg a 20 mg, divididas em 2 a 4 doses por dia, e o tratamento deve durar cerca de 4 semanas consecutivas.

Contraindicação

Oxandrolona está contraindicada para mulheres grávidas ou amamentando, pacientes com câncer de mama ou da próstata, comprometimento hepático grave, hipercalcemia ativa e para pacientes com nefrite.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Oxandrolona, deverá falar com o seu médico se tiver comprometimento cardíaco, hepático e renal ou se tiver historial de doenças coronarianas, diabetes mellitus e hipertrofia prostática.

Durante o tratamento com Oxandrolona, é recomendado que seja feita uma dieta rica e balanceada com proteínas e calorias.

Mecanismo de ação

Oxandrolona é um composto sintético, derivado da testosterona, e os seus efeitos estão relacionados com a sua ligação ao receptor da testosterona. O receptor da testosterona atua ao nível celular de diversas maneiras, com ações anabolizantes, androgênicas e outras. Quando usado como anabólico, Oxandrolona estimula o apetite se houver uma dieta rica em proteínas e calorias. Quando usado como antianêmico, Oxandrolona aumenta a produção de eritropoietina e de hemoglobina, aumentando assim o volume das hemácias, e tem ação direta na medula óssea.
Oxandrolona aumenta a produção de proteínas musculares, principalmente actina e miosina, responsáveis pela contração dos músculos, e bloqueia o efeito destruidor de músculos após o exercício.

Superdosagem

Na bula de Oxandrolona não são referidos efeitos de superdosagem.