Bula
Para que serve?
Oxsoralen (metoxisaleno) é indicado, através da fotoquimioterapia sistêmica com exposição a radiação ultravioleta, para tratamento repigmentante de vitiligo e da psoríase severa, recalcitrante e incapacitante que não respondem adequadamente a outras formas de terapia e quando o diagnóstico for baseado em uma biópsia. Oxsoralen (metoxisaleno) deve ser administrado associado a um programa de doses controladas de radiação ultravioleta de onda longa (UVA).
Posologia
Oxsoralen (metoxisaleno) deve ser administrado por via oral, em uma tomada com leite ou em duas com intervalo de 30 minutos após a ingestão de alimentos.
Em vitiligo a dose diária recomendada é de 2 cápsulas, 1 - 1,5 horas antes da exposição ao UVA. A terapia deve ser aplicada em dias alternados e nunca durante 2 dias consecutivos. Os resultados podem começar a ser observados em poucas semanas e são claramente evidentes após 6 - 9 meses de tratamento.
Na psoríase a administração deve ser feita 1,5 - 2,0 horas antes da exposição ao UVA e a terapia deve ser aplicada 2 a 3 vezes por semana, com um intervalo mínimo de 48 horas.
A dose deve ser calculada de acordo com PESO (kg) / DOSE (mg):
< 30 kg - 10 mg
30 kg a 50 kg - 20 mg
51 kg a 65 kg - 30 mg
66 kg a 80 kg - 40 mg
81 kg a 90 kg - 50 mg
91 kg a 115 kg - 60 mg
> 115kg - 70 mg
Contraindicação
Oxsoralen (metoxisaleno) é contra-indicado nos seguintes casos:
Pacientes que apresentem reações idiossincráticas aos derivados dos psoralenos;
Pacientes com melanoma ou que tenham história de melanoma.
Pacientes com carcinoma invasivo de células escamosas.
Pacientes com afaquia, devido ao aumento significativo do risco de danificar a retina devido à ausência do cristalino.
Avisos e Cuidados
Os pacientes não devem tomar sol 24 horas antes do início da ingestão de Oxsoralen (metoxisaleno) e exposição ao UVA. Após a ingestão de Oxsoralen (metoxisaleno) os pacientes devem usar lentes especiais durante as 24 horas seguintes. Essas lentes devem ser desenhadas de forma a prevenir a entrada de radiações nos olhos, incluindo proteção lateral. As lentes são utilizadas para diminuir o risco de formação de catarata. Os pacientes devem evitar a exposição ao sol mesmo que seja através de janelas de vidro ou sob nuvens, pelo menos 8 horas após a ingestão de Oxsoralen (metoxisaleno). Caso não seja possível evitar a exposição ao sol, o paciente deverá usar chapéu, luvas e utilizar creme com fator de proteção solar mínimo de 15 em todas as partes do corpo que possam estar expostas ao sol, inclusive os lábios. Os cremes protetores não deverão ser aplicados nas áreas afetadas pela psoríase até que o paciente tenha sido tratado na câmara de UVA. Após a terapia combinada de Oxsoralen (metoxisaleno) e UVA os pacientes não deverão tomar sol pelas 48 horas seguintes. Vermelhidão e/ou queimaduras devido à exposição solar são somatórias. Antes de iniciar a terapia e uma vez ao ano é recomendado um exame oftalmológico. Recomenda-se a realização de exames laboratoriais rotineiros sobretudo nos pacientes em tratamentos prolongados. Oxsoralen (met xisaleno) não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação.
Oxsoralen (metoxisaleno) não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.
Composição
Cada cápsula de Oxsoralen (metoxisaleno) contém: metoxisaleno 10,00 mg.
excipiente q.s.p. 1 cápsula; polietilenoglicol.
Superdosagem
Em caso de sobredosificação ou ingesta acidental de Oxsoralen (metoxisaleno) induzir o vômito e manter o paciente em um quarto escuro por pelo menos 24 horas. A emese é mais indicada se o paciente for atendido nas primeiras 2 ou 3 horas após a ingestão de Oxsoralen (metoxisaleno) já que os níveis máximos no sangue são alcançados neste momento.