Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Laboratório
‌

Pancuron

Princípio Ativo: Brometo de pancurônio

Tipo de Medicamento: Relaxantes musculares

Bula

Para que serve?

O Pancuron é indicado como auxiliar da anestesia geral, para facilitar a intubação traqueal e promover o relaxamento muscular durante os procedimentos cirúrgicos de média e longa duração.

Além disso, este remédio também é indicado para pessoas com baixos níveis de oxigênio no sangue resistindo à ventilação mecânica e cardiovascularmente instável quando o uso de sedativos é proibido, com broncoespasmo que não respondem à terapia convencional, com tétano grave ou intoxicação por onde o espasmo muscular proíbe ventilação adequada, em estado de mal-epiléptico incapazes de manter sua própria ventilação ou em pacientes com tremores nos quais a demanda metabólica de oxigênio deve ser reduzida.

Posologia

O Pancuron deve ser administrado na veia por um profissional de saúde, devendo a dose ser individualizada para cada paciente.

Intubação traqueal:

A dose padrão para intubação durante anestesia de rotina é de 0,08 a 0,1 mg de brometo de pancurônio por Kg de peso corpóreo. Dentro de 90 a 120 segundos após a administração intravenosa de uma dose de 0,1 mg de brometo de pancurônio por Kg de peso corpóreo e dentro de 120 a 180 segundos após uma dose de 0,08 mg de brometo de pancurônio por Kg, já se desenvolvem as condições de intubação clinicamente aceitáveis.

Procedimentos cirúrgicos após intubação com suxametônio:

A dose recomendada é de 0,04 a 0,06 mg de brometo de pancurônio por Kg de peso corpóreo. Com essas doses, o tempo desde a administração intravenosa até a recuperação de 25 % da contratilidade muscular padrão é de aproximadamente 22 a 35 minutos, dependendo da dose de suxametônio administrada. A administração de Pancuron deve ser adiada até que o paciente apresente recuperação clínica do bloqueio neuromuscular induzido pelo suxametônio.

Manutenção do relaxamento muscular:

A dose de brometo de pancurônio recomendada para a manutenção é de 0,01 a 0,02 mg/Kg de peso corpóreo. A fim de se limitar efeitos cumulativos, recomenda-se administrar doses de manutenção de brometo de pancurônio apenas quando houver recuperação de no mínimo 25% da contratilidade muscular padrão.

Doses em pacientes obesos e com excesso de peso:

Quando utilizado em pacientes acima do peso ou obesos, as doses devem ser reduzidas levando em consideração o peso corpóreo ideal.

Doses na pediatria:

Estudos clínicos demonstraram que as doses necessárias para neonatos (0 a 1 mês) e crianças (1 a 12 meses) são comparáveis às doses necessárias para os adultos. No entanto, é recomendado o uso de uma dose inicial teste de 0,01 a 0,02 mg/Kg nos neonatos. Crianças 1 a 14 anos necessitam de dose mais alta, aproximadamente 25%.

Efeitos Colaterais

A reação adversa mais frequente que pode ocorrer é o bloqueio neuromuscular prolongado resultando em insuficiência respiratória ou apneia.

Além disso, podem também ocorrer prblemas cardiovasculares, oftálmicos e reações alérgicas.

Contraindicação

O Pancuron é contraindicado para pacientes com miastenia gravis e nos casos de reações alérgicas anteriores ao pancurônio ou ao íon brometo ou hipersensibilidade a qualquer componente da formulação.

Além disso, este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Avisos e Cuidados

As seguintes condições, podem influenciar o tempo de ação, a forma de ação, a absorção e a eliminação do medicamento:

  • Insuficiência renal;
  • Doença do fígado ou das vias biliares;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Idade avançada;
  • Estados edematosos;
  • Doença neuromuscular;
  • Diminuição da temperatura muscular;
  • Obesidade;
  • Queimaduras.

Não é recomendado utilizar equipamentos potencialmente perigosos ou dirigir veículos 24 horas após a completa recuperação da ação bloqueadora neuromuscular do medicamento.

Deve-se informar o médico acerca de qualquer medicamento que se esteja a tomar.

Composição

Cada mL de solução injetável contém:

Brometo de pancurônio____________________________2 mg

Veículo estéril q.s.p_______________________________1 mL

(Excipientes: acetato de sódio tri-hidratado, ácido acético, cloreto de sódio e água para injetáveis).

Mecanismo de ação

O Pancuron tem brometo de pancurônio na sua composição, que age como bloqueador neuromuscular.

A paralisia muscular geral adequada para qualquer tipo de procedimento é estabelecida dentro de 2 a 4 minutos.

Superdosagem

Em caso de superdosagem ou bloqueio neuromuscular prolongado, o paciente deve continuar a receber suporte ventilatório e sedação.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, a pessoa deve ser assistida imediatamente.

Laboratório

Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.:

SAC:0800 701 19 18