Princípio Ativo: Subsalicilato de bismuto
Tipo de Medicamento: Antiácido
Indicado para aliviar sintomas de diarreia, sensação de queimação no estômago ou náusea, associados a problemas gastrointestinais.
Outro medicamento que pode ser usado para este tipo de sintomas gastrointestinais é o Peptulan.
O princípio ativo de Peptosan é o bismuto, existindo dois tipos, o coloidal e monobásico, sendo que as suas características ditam uma diferente dosagem e modo de usar.
No caso de bismuto coloidal, a dosagem deve ser 120 mg, 4 vezes por dia, meia hora antes das 3 principais refeições.
No bismuto monobásico deve-se tomar 2 comprimidos a cada 30 minutos a 1 hora até alívio dos sintomas.
Os efeitos colaterais mais comuns são ansiedade, dificuldade para falar, dor de cabeça forte, depressão, espasmos musculares, cansaço excessivo, prisão de ventre, perda de audição, diarreia severa ou prolongada, vômitos ou forte dor de estômago.
Não deve ser usado em mulheres grávidas ou durante a amamentação, em crianças com menos de 18 anos ou em pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula.
No caso de existir náuseas, vômitos, dor de barriga, prisão de ventre ou sangramento nas fezes, não se deve tomar este medicamento.
Antes de iniciar tratamento com Peptosan, deve-se avisar o médico sobre quais os medicamentos que se está a tomar, uma vez que este remédio tem muitas interações com outros medicamentos, podendo causar reações alérgicas graves.
O bismuto age no intestino, diminuindo a presença de bactérias que causam a diarreia, e no estômago, reduzindo a produção de ácido que causa dor e náuseas.
No caso de se tomar dose superior à indicada, deve-se ir imediatamente ao hospital, pois pode existir agravamento dos efeitos colaterais do medicamento.