O Pharmaton é indicado para o tratamento de casos de esgotamento causado pelo estresse, fadiga, sensação de fraqueza e diminuição da concentração, melhorando o desempenho físico e mental.
Além disso, o Pharmaton também é indicado em casos de nutrição mal balanceada ou deficiente, que podem ser causados pela idade avançada, maus hábitos alimentares, perda de apetite, anorexia e doenças crônicas ou agudas, incluindo cirurgia e período de recuperação.
A dose recomendada nas duas ou três semanas iniciais é de uma a duas cápsulas ao dia, uma após o café da manhã e outra após o almoço. Depois deste período incial, pode-se passar para uma cápsula ao dia, após o café da manhã.
O Pharmaton não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, em pessoas com problemas no metabolismo do cálcio, em casos de excesso de vitamina A ou D no organismo ou com mau funcionamento dos rins.
O Pharmaton também é contra-indicado durante o tratamento com retinóides ou com vitamina D e em caso de intolerância à galactose.
Além disso, também não deve ser usado em grávidas e lactantes, sem orientação do médico.