O Plavix 75mg está indicado para evitar o surgimento de infarto agudo do coração, derrame ou morte vascular em adultos que apresentaram algumas destas situações recentemente ou que têm doença arterial periférica ou quaisquer outras doenças causadas pela obstrução de vasos sanguíneos.
Os comprimidos de Plavix 75mg devem ser tomados inteiros, com um líquido, antes, durante ou após as refeições.
A dose habitualmente indicada é 75 mg em dose única por dia, embora, em determinadas situações como Síndrome Coronária Aguda, seja recomendado iniciar o tratamento com uma dose de 300 mg e mantido com uma dose única diária de 75 mg.
Em combinação com este remédio, deve ser também iniciado tratamento com ácido acetilsalicílico 75 a 325 mg em dose única diária.
O plavix não deve ser utilizado por pessoas com lesões no estômago ou sangramentos cerebrais, assim como em casos de alergia ou intolerância ao clopidogrel ou a qualquer outro componente do produto.
Também não deve ser usado em pessoas com intolerância à galactose uma vez que Palvix contém lactose na sua composição.
O uso de Plavix deve ser feito com cuidado em pessoas que estão utilizando simultâneamente varfarina, ácido acetilsalicílico, heparina, anti-inflamatórios não esteroidais, ou alguns medicamentos usados no tratamento da depressão.
No caso de pessoas que necessitem fazer uma cirurgia, deve-se interromper o tratamento com este remédio, pelo menos 5 a 7 dias antes.
Qualquer sangramento incomum deverá ser comunicado ao médico, tal como todos os médicos ou dentistas que se procurem deverão ser informados de que se está a fazer esta medicação.
Cada comprimido de Plavix 75mg contém:
Bissulfato de Clopidogrel_______________________97,875mg
equivalente a:
Clopidogrel_____________________________________75mg
(Excipientes: manitol, celulose microcristalina, macrogol 6000, hiprolose de baixa substituição, óleo de rícino hidrogenado, lactose monoidratada, hipromelose, dióxido de titânio, triacetina, óxido de ferro vermelho e cera de carnaúba)
O plavix contém clopidogrel, uma substância que inibe a agregação das plaquetas do sangue, reduzindo o risco de formação de coágulos e surgimento de eventos mórbidos como AVC, ataque isquêmico transitório ou angina instável, por exemplo.
A ingestão de uma dose superior ao recomendado de Plavix pode levar a um aumento do tempo para parar de sangrar. Nestes casos é recomendado ir imediatamente ao pronto socorro, fazendo-se acompanhar, se possível, da embalagem ou da bula.