A vacina Pneumo 23 é indicada para a prevenção de infecções pneumocócicas, particularmente do tipo respiratório, em pessoas acima de dois anos de idade que apresentam maior risco e em pessoas com anemia falciforme, asplênicas ou esplenectomizadas ou ainda aquelas que aguardam esplenectomia.
A administração da vacina deve ser feita por via subcutânea ou intramuscular.
A dose é a mesma para adultos e crianças.
Vacinação primária: Uma injeção única é suficiente para conferir proteção contra os sorotipos dos pneumococos contidos na vacina.
Revacinação: Não é necessário ser administrado pelo menos antes de 5 anos, exceto para pessoas expostas ao risco ou sob tratamento imunossupressivo.
Esta vacina não deve ser usada em pessoas com alergia a qualquer componente do medicamento.
A imunização não é recomendada em indivíduos que receberam injeção prévia desta vacina nos últimos 3-5 anos.
Devido à possibilidade de ocorrência de reação grave após revacinação, devem-se respeitar rigorosamente as contra-indicações e avaliar claramente os benefícios esperados, lembrando que a eficácia desta vacina tem sido estabelecida somente para grupos claramente definidos de pessoas de alto risco.
Recomenda-se suspender a vacinação em pacientes com doenças graves ou com febre, uma vez que as manifestações da doença podem ser confundidas com possíveis efeitos colaterais da vacina. A relação risco/beneficio da vacina pneumocócica deve ser considerada em portadores de púrpura trombocitopênica idiopática, uma vez que este estado pode agravar-se com a vacinação.
Uso pediátrico: Não se recomenda a imunização com Pneumo 23 em crianças abaixo de 2 anos de idade
Uso na gravidez e lactação: Os efeitos da vacina pneumocócica no desenvolvimento fetal não são conhecidos. Portanto, se for necessária a vacinação em mulheres com alto risco de contrair infecções pneumocócicas, é preferível realizá-la após o primeiro trimestre da gestação ou fora da gravidez. Não se sabe se os componentes da vacina pneumocócia são excretados através do leite materno. Entretanto, não foram documentados problemas relacionados à lactação em humanos.
Cada dose imunizante de 0,5 mL da vacina contém polissacarídeos capsulares altamente purificados de Streptococcus pneumoniae, sendo 25 mcg de cada um dos seguintes sorotipos: 1, 2, 3, 4, 5, 6B, 7F, 8, 9N, 9V, 10A, 11A, 12F, 14, 15B, 17F, 18C, 19A, 19F, 20, 22F, 23F, 33F.
Excipientes: cloreto de sódio, água para injetáveis e fenol.
A pneumo 23 é uma vacina utilizada para prevenir infecções causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, que provoca doenças graves como pneumonia, meningite, septicemia e até morte.
A vacina age estimulando o organismo a produzir anticorpos, que é a própria proteção do corpo contra a doença.