Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
‌

Prednisona

Bula

Para que serve?

Indicada para tratar doenças endócrinas, doenças dos ossos e músculos, doenças autoimunes relacionadas com colagénio, doenças da pele ou olhos, doenças dos pulmões ou sangue, tumores e outras doenças que respondam ao tratamento com corticoides.

Posologia

A dose deve ser orientada pelo médico após avaliar o tipo de doença, sendo que a dose inicial de prednisona em adultos normalmente varia entre 5 mg a 60 mg por dia e a dose para crianças é de 0,14 mg a 2 mg/kg, dependendo da doença.

Após melhora dos sintomas, a dose poderá ser diminuída, pouco a pouco, até atingir a dose mínima necessária para o tratamento e controlo dos sintomas.

Contraindicação

Este medicamento contém prednisona, uma substância com um potente efeito anti-inflamatório, antirreumático e antialérgico no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides.

Avisos e Cuidados

O uso prolongado deste medicamento pode causar enfraquecimento do sistema imune, podendo levar ao surgimento de novas infecções. Também pode causar catarata subcapsular posterior (especialmente em crianças), glaucoma com risco de lesão do nervo óptico e aumento do risco de infecções secundárias nos olhos por fungos ou vírus.

A prednisona pode também causar aumento da pressão arterial, retenção de sal e água e aumento da perda de potássio. Por isso, o médico poderá recomendar uma dieta com pouco sal e a suplementação de potássio, durante o tratamento.

Antes de se iniciar a toma do remédio deve-se informar o médico caso exista histórico de doença como colite ulcerativa inespecífica, diverticulite, cirurgias intestinais recentes, úlcera no estômago ou no duodeno, insuficiência renal, pressão alta, osteoporose e miastenia gravis.

Composição

Cada comprimido de 5 mg ou 20 mg contém, respectivamente:

Prednisona ___________________________ 5 mg ou 20 mg

Excipientes ______________________________ comprimido

(Excipientes: dióxido de silício, lactose monoidratada, celulose microcristalina, estearato de magnésio, amidoglicolato de sódio).

Mecanismo de ação

Este medicamento contém prednisona, uma substância com um potente efeito anti-inflamatório, antirreumático e antialérgico no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides.

Superdosagem

No caso de se tomar dose superior à indicada, podem ocorrer reações adversas como retenção de líquidos que leva ao inchaço das pernas, aumento da pressão arterial, tontura, dor de cabeça, aumento dos níveis de açúcar no sangue e aumento da pressão no interior dos olhos. Caso isto aconteça, deve-se ir urgentemente para o hospital e consultar um médico com urgência.