Prevenar 13 é uma vacina indicada para doenças pneumocócicas, na prevenção da meningite, pneumonia, sepse, otite e bacteremia, em adultos e crianças com mais de 6 semanas de idade.
Prevenar 13 é um medicamento para uso intramuscular, que apenas deve ser administrado segundo orientação médica, num hospital ou numa clínica, por um médico ou enfermeiro. Geralmente, a dose recomendada de Prevenar 13 é de 0,5 mL de vacina, administrada no músculo do braço ou da perna.
Para lactentes até 6 meses de idade, Prevenar 13 deve ser administrada em 3 doses consecutivas de 0,5 mL cada, administradas com aproximadamente 2 meses de intervalo, seguindo-se por fim passados 2 meses uma quarta dose de 0,5 ml aos 12-15 meses de idade.
Prevenar 13 está contraindicado para crianças com menos de 6 semanas ou com alergia a algum dos componentes da fórmula. Além disso, a administração de Prevenar 13 por via intravenosa é contraindicada, devendo apenas ser administrada intramuscularmente, no músculo.
Antes de administrar Prevenar 13, deverá falar com o médico se estiver gravida ou amamentando, tiver infecção leve do trato respiratório, febre ou sangramentos, estiver a tomar outros medicamentos ou se tiver de tomar outras vacinas.
O tratamento com Prevenar 13 nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.
Cada 0,5 mL de Prevenar 13, dose intramuscular, contém: 2,2 µg de sacarídeo por sorotipo 1, 3, 4, 5, 6A, 7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F e 23F; 4,4 µg de sacarídeo para o sorotipo 6B; aproximadamente 32 µg de proteína CRM197 e 0,125 mg de alumínio como adjuvante.
(Excipientes: cloreto de sódio, ácido succínico, polissorbato 80 e água para injeção).
Prevenar 13 é uma vacina que atua contra a bactéria Streptococcus pneumoniae, que vai estimular sistema imunológico da criança, fazendo com que este produza uma resposta imune, defesa, de longa duração e com memória imunológica.
Prevenar 13 vai assim ajudar o organismo a criar seus próprios anticorpos, capazes de combater diferentes doenças causadas por esta bactéria pneumocócica, diminuindo-se assim o risco de crianças vacinadas contraírem estas doenças.
O tratamento com Prevenar 13 apenas pode ser feito segundo supervisão médica, pelo que é pouco provável que ocorra uma administração excessiva deste medicamento. Contudo, caso ocorram alguns efeitos colaterais após a administração de Prevenar 13, contacte o seu médico.
Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Prevenar 13 deverá consultar o seu médico, logo que possível, para que o esquema vacinal possa ser continuado.