É usado para tratar sangramento pelo útero e para antecipar ou retardar a menstruação.
A posologia varia de acordo com o objetivo do tratamento:
Antes de iniciar o tratamento, deve-se consultar o médico para serem feitos exames clínicos e ginecológicos, de forma a entender qual a dosagem mais adequada.
Está contraindicado para mulheres grávidas, em caso de herpes durante gravidez anterior e em pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula.
Deve ser usado com precaução em caso de problemas de fígado, icterícia ou coceira persistente durante gravidez anterior, histórico de AVC, infarto do miocárdio, diabetes e anemia.
Antes de se iniciar o tratamento, deve-se informar o médico sobre quais as doenças que se tem e que medicamentos se está a tomar para verificar possíveis interações.
Cada comprimido contém:
Acetato de noretisterona _______________________ 2 mg
Etinilestradiol ______________________________ 0,01 mg
Excipientes _____________________________ comprimido
(Excipientes: lactose, amido, povidona, talco e estereato de magnésio).
Primosiston contém na sua fórmula acetato de noretisterona e etinilestradiol que impedem a ovulação e a produção de alguns hormônios, fazendo com que não haja descamação e sangramento do útero.
Em caso de se tomar dose superior à indicada, podem surgir sintomas como náusea, vômito e sangramento vaginal leve. Caso isto aconteça, deve-se consultar imediatamente o médico.