Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Laboratório
‌

Profenid Entérico 100 Mg

Princípio Ativo: Cetoprofeno

Tipo de Medicamento: Analgésicos

Bula

Para que serve?

O Profenid entérico é um medicamento anti-inflamatorio, analgésico e antitérmico, indicado para o tratamento de inflamações e dores decorrentes de processos reumáticos, que são doenças que podem afetar os músculos, articulações e esqueleto, e é também indicado para o tratamento de traumatismos e de dores em geral.

Posologia

As cápsulas e os comprimidos devem ser tomados sem mastigar, com líquido suficiente, aproximadamente ½ a 1 copo, de preferência durante ou após as refeições.

A dose usual é de 150 a 200 mg por dia, dividida em 2 doses. Assim que se atingir o efeito terapêutico desejado, o tratamento deve ser mantido com a menor dose eficaz possível.

Em casos severos ou se uma resposta satisfatória não pôde ser obtida com doses menores, pode-se aumentar a posologia, desde que não se ultrapasse o máximo de 300 mg por dia.

Efeitos Colaterais

Embora sejam pouco frequentes, podem ocorrer efeitos colaterais como efeitos gastrintestinais, reações alérgicas, dermatológicas, respiratórias e reações anafiláticas, incluindo choque.

Além disso, pode também ocorrer fotossensibilidade, alopecia, erupções bolhosas incluindo síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica, vertigem, parestesia, convulsões, sonolência, alterações do humor, visão embaçada, zumbidos, anormalidade nos testes de função renal, insuficiência renal aguda, nefrite intersticial, síndrome nefrótica, elevação dos níveis de transaminase, raros casos de hepatite, trombocitopenia, anemia devido à hemorragia, agranulocitose, aplasia medular, hipertensão, vasodilatação, dor de cabeça, edema, ganho de peso e alteração do paladar.

Contraindicação

O Profenid entérico não deve ser usado em pessoas com história de reações alérgicas, como crises asmáticas ou outros tipos de reações alérgicas ao cetoprofeno, ao ácido acetilsalicílico ou a outros antiinflamatórios não-esteroidais.

Além disso, também é contraindicado em pessoas com insuficiência cardíaca severa, histórico de úlcera péptica ou úlcera péptica ativa/hemorrágica, histórico de sangramento ou perfuração gastrintestinal, relacionada ao uso de AINES, insuficiência severa do fígado e dos rins, sangramento retal e gravidez.

Como outros agentes antiinflamatórios não-esteroidais, o cetoprofeno é contra-indicado em pacientes nos quais crises de asma, urticária ou rinite aguda são causadas pelo ácido acetilsalicílico ou por outros AINEs como paracetamol, diclofenaco, ibuprofeno, indometacina e naproxeno.

Este medicamento também é contra-indicado na faixa etária pediátrica, em grávidas e mulheres que estejam a amamentar.

Avisos e Cuidados

Recomenda-se extrema cautela na utilização deste medicamento, uma vez que pacientes com lupus eritematoso sistemico podem apresentar predisposição à toxicidade por AINEs no sistema-nervoso central ou renal.

Deve-se ter cautela em pacientes que fazem uso concomitante de cetoprofeno e medicamentos que podem aumentar o risco de sangramento ou úlcera, como corticosteróides orais, anticoagulantes como a varfarina, inibidores seletivos da recaptação de serotonina ou agentes antiplaquetários como o ácido acetilsalicílico.

A frequência das reações adversas aos AINES é maior em idosos, especialmente sangramento gastrintestinal e perfuração, que podem ser fatais.

Os pacientes devem ser advertidos sobre o risco de ocorrência de sonolência, tontura ou convulsão durante o tratamento e orientados a não dirigir veículos ou operar máquinas caso estes sintomas apareçam.

A ingestão de álcool pode aumentar o risco de toxicidade.

Composição

Cada comprimido revestido contém:

Cetoprofeno___________________________________100 mg

Excipientes___________________________q.s.p 1 comprimido

(Excipientes: lactose monoidratada, amido de milho, dextrina, sacarose, polacrilina potássica, estearato de magnésio, opadry enteric YP-6-2125).

Mecanismo de ação

O Profenid entérico​ tem como princípio ativo o cetoprofeno, de natureza não-esteroidal, que possui propriedades antiinflamatória, antitérmica e analgésica.

O cetoprofeno inibe a agregação plaquetária e a síntese das prostaglandinas.

Seu exato mecanismo de ação para o efeito antiinflamatório não é conhecido.

O comprimido de Profenid entérico​ possui um revestimento gastro-resistente, que evita o contato do medicamento com a mucosa do estômago, possibilitando uma melhor tolerabilidade.

Superdosagem

A grande maioria dos sintomas que podem ser observados se ocorrer uma superdosagem são letargia, sonolência, náusea, vômito e dor epigástrica.

Em caso de superdose acidental, deve-se procurar imediatamente atendimento médico de emergência.

Em caso suspeito de superdosagem elevada, recomenda-se lavagem gástrica, devendo-se instituir tratamento sintomático e de suporte visando compensar a desidratação, monitorizar a excreção urinária e corrigir a acidose, caso necessário. Se ocorrer insuficiência renal, hemodiálise pode ser útil para remover o fármaco circulante.

Laboratório

Sanofi:

- SAC 0800-703 00 14