Princípio Ativo: Cetoprofeno
Tipo de Medicamento: Analgésicos
O Profenid gotas é um medicamento anti-inflamatorio, analgésico e antitpirético, indicado no tratamento de inflamações e dores decorrentes de processos reumáticos, traumatismos e de dores em geral.
Desta forma, pode ser utilizado nos seguintes casos: dor de garganta, dor de dente, dor de cabeça, enxaqueca, dor abdominal e pélvica, dor reumática, nevralgia, febre, sintomas de gripe-e-resfriado, inflamação da garganta, lombalgia, dor muscular, torcicolo, dor articular, dor na perna, contusão, entorses, tendinites, cotovelo de tenista, lumbago, artralgia, dor pós-traumática, dor ciática, bursite, distensões, flebite superficial, quadros dolorosos da coluna vertebral, lesões leves oriundas da prática esportiva, dor varicosa, inflamação varicosa ou hematomas.
A dose recomendada depende da idade da pessoa:
Uso pediátrico
Uso em adultos
Posologia em casos especiais
Insuficiência dos rins: é aconselhável reduzir a dose inicial e manter a pessoa com a dose mínima efetiva. Um ajuste posológico individual deve ser considerado somente após se ter apurado boa tolerância individual.
Insuficiência do fígado: estas pessoas devem ser cuidadosamente monitorizados e deve-se manter a dose mínima efetiva diária.
As gotas devem ser dissolvidas em quantidade suficiente de água filtrada, da seguinte forma:
Embora sejam pouco frequentes, algumas reações desagradáveis podem ocorrer durante o tratamento, como gastralgia, dispepsia, dor abdominal, náusea, vômito, diarréia, prisão de ventre, flatulência, gastrite, estomatite exacerbação da colite, doença de Crohn’s, úlcera péptica, hemorragia gastrintestinal e perfuração.
Além disso, também pode ocorrer erupção cutânea, coceira, urticária, angioedema, alopecia, crise asmática, broncoespasmo, fotossensibilidade, erupções bolhosas incluindo síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica, vertigem, parestesia, convulsões, sonolência, alterações do humor, visão embaçada, zumbidos, problemas nos rins, elevação dos níveis de transaminase, raros casos de hepatite, trombocitopenia, anemia, agranulocitose, aplasia medular, hipertensão, vasodilatação, dor de cabeça, edema, ganho de peso ou alteração do paladar.
Este remédio não deve ser usado em pessoas com histórico de reações alérgicas, como crises asmáticas ou outros tipos de reações alérgicas ao cetoprofeno, ao ácido acetilsalicílico ou a outros antiinflamatórios não-esteroidais.
Além disso também não deve ser usado em casos de:
Como outros agentes antiinflamatórios não-esteroidais, o cetoprofeno é contra-indicado em pacientes nos quais crises de asma, urticária ou rinite aguda são causadas pelo ácido acetilsalicílico ou por outros AINEs como paracetamol, diclofenaco, ibuprofeno, indometacina, naproxeno.
Este remédio deve ser usado com cautela em pessoas que fazem uso concomitante de medicamentos que podem aumentar o risco de sangramento ou ulceração, como corticosteróides orais, anticoagulantes como a varfarina, inibidores seletivos da recaptação de serotonina ou agentes antiplaquetários como o ácido acetilsalicílico.
A ingestão de álcool pode aumentar o risco de toxicidade do fígado e sangramento gastrintestinal, portanto, não se recomenda a ingestão de bebidas alcoólicas durante a administração de cetoprofeno e outros antiinflamatórios não-esteroidais.
O uso de Profenid gotas deve ser evitado durante o primeiro e segundo trimestres da gravidez, pois a segurança do cetoprofeno em gestantes não foi avaliada. O cetoprofeno é contra-indicado durante os últimos três meses da gravidez e durante a amamentação.
Idosos
É aconselhável reduzir a dose inicial e manter o tratamento na dose mínima efetiva.
Uso infantil
A segurança e eficácia do uso de Profenid gotas em crianças abaixo de 1 ano ainda não foram estabelecidas.
Diabéticos
Este remédio contém caramelo, por isso deve ser usado com cautela em diabéticos.
Assim como para os demais antiinflamatórios não-esteroidais, deve-se ter cautela com pessoas com hipertensão descontrolada, insuficiência cardíaca congestiva, doença cardíaca isquêmica, doença arterial periférica e/ou doença cerebrovascular, bem como antes de iniciar um tratamento longo em pacientes com fatores de risco para doenças cardiovasculares.
Em pacientes que apresentam testes da função do fígado alterados ou com história de doenças do fígado, é recomendada avaliação periódica pelo médico dos níveis das transaminases desses pacientes, particularmente durante tratamentos prolongados.
Cada mL da solução contém:
Cetoprofeno____________________________________20 mg
Excipientes q.s.p_________________________________1 mL
(Excipientes: caramelo, sacarina sódica diidratada, essência de cacau, ciclamato de sódio, propilenoglicol, álcool etílico 96ºGL, hidróxido de sódio e água purificada).
1 gota equivale a 1 mg de cetoprofeno (20 gotas = 1 mL)
O Profenid gotas tem como princípio ativo o cetoprofeno, de natureza não-esteroidal, que possui propriedades antiinflamatória, antitérmica e analgésica.
O cetoprofeno inibe a agregação plaquetária e a síntese das prostaglandinas.
O seu exato mecanismo de ação para o efeito antiinflamatório não é conhecido.
A grande maioria dos sintomas observados foram benignos e limitados à letargia, sonolência, náusea, vômito e dor epigástrica.
Em caso suspeito de superdose elevada, recomenda-se lavagem gástrica, devendo-se instituir tratamento sintomático e de suporte visando compensar a desidratação, monitorizar a excreção urinária e corrigir a acidose, caso necessário.
Baseando-se nos sintomas, reintroduzir a medicação respeitando sempre os horários e intervalos recomendados.
Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.
- SAC 0800-703 00 14