Princípio Ativo: cloridrato de prometazina
Tipo de Medicamento: Antialérgicos
Indicado para o tratamento de reações alérgicas e anafiláticas, na prevenção de vômitos do pós-operatório e enjoos de viagens.
Deve-se tomar 2 a 6 comprimidos por dia. Estas doses devem ser divididas em duas, três ou quatro vezes, reservando-se a maior fração para a noite.
Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.
O efeito colateral mais comum é sonolência, mas podem surgir outros efeitos como tontura, confusão mental, secura da boca, palpitações, queda de pressão, erupções na pele, náuseas e vômitos. Podem ocorrer alteração na contagem de leucócitos e hemácias e sintomas neurológicos.
Não deve ser utilizado por pacientes com conhecida hipersensibilidade à prometazina ou outros derivados fenotiazínicos ou a qualquer componente da fórmula, assim como aos portadores ou com antecedentes de doenças sanguíneas causadas por outros fenotiazínicos, em pacientes com risco de retenção urinária ligado a distúrbios uretro prostáticos, e em pacientes com glaucoma.
A prometazina não deve ser utilizada em crianças menores de dois anos devido ao risco de depressão respiratória fatal.
Este medicamento é contraindicado na faixa etária de 0 a 2 anos.
Este medicamento só deve ser utilizado durante a gravidez sob orientação médica e, seu uso é desaconselhado durante a amamentação.
Cada comprimido revestido de 25 mg contém:
Cloridrato de prometazina _____________________ 25 mg
Excipientes ____________________1 comprimido revestido
(Excipientes: lactose monoidratada, amido, metabissulfito de sódio, povidona, estearato de magnésio, copolímero de polivinil álcool-polietilenoglicol, dióxido de titânio, corante amarelo laca alumínio nº 5, macrogol 6.000).
O cloridrato de prometazina é um medicamento que apresenta propriedades antialérgicas, sedativas e antieméticas.
Os efeitos clínicos do cloridrato de prometazina comprimido revestido são notados dentro de 20 minutos após a administração e geralmente duram de 4 a 6 horas, embora possam persistir até por 12 horas.
A superdose com cloridrato de prometazina pode levar a alterações neurológicas, problemas respiratórios, boca seca e alterações gastrointestinais. Caso isto aconteça, deve-se consultar o médico com urgência.
- SAC: 0800 709 9333