Qlaira é um anticoncepcional indicado para prevenir a gravidez.
Para auxiliar no controle da ingestão dos comprimidos, dentro do cartucho do medicamento há um calendário-adesivo com 7 tiras adesivas mostrando os dias da semana. Deve-se retirar a tira que corresponde ao dia do início de uso, por exemplo, se a pessoa iniciar a Qlaira na quarta-feira, deve utilizar o adesivo que começa com Qua e colar no espaço indicado para a mesma, de modo que o dia da semana correspondente ao “Início” fique exatamente acima do comprimido de número 1, desta forma, a pessoa pode verificar se tomou a pílula de um determinado dia da semana. Deve-se seguir a direção das flechas, até que se tenham tomado todos os 28 comprimidos.
Depois, deve-se iniciar o uso da próxima cartela no dia seguinte ao término da cartela atual, ou seja, sem intervalo de pausa entre uma cartela e outra, independente do sangramento ter cessado ou não. Isto significa que você deve começar a próxima cartela sempre no mesmo dia da semana da cartela anterior e o sangramento por privação deve ocorrer sempre no mesmo dia da semana todo mês.
Veja com mais pormenor como tomar o anticoncepcional corretamente.
Início do uso de Qlaira:
Este anticoncepcional não deve ser usado nos seguintes casos:
Além disso, este medicamento não deve ser usado em pessoas com alergia ao valerato de estradiol, dienogeste ou a qualquer um dos componentes de Qlaira.
Qlaira, como todos os demais contraceptivos hormonais, não protege contra as infecções causadas pelo HIV, nem contra qualquer outra doença sexualmente transmissível.
Antes de iniciar a toma do anticoncepcional, deve-se falar com o médico acerca de situações como uso de cigarro, diabetes, excesso de peso, pressão alta, alterações cardíacas, inflamação das veias, veias varicosas, história de níveis altos de colesterol ou triglicéride no sangue, doença do fígado ou da vesícula biliar, doença de Crohn ou colite ulcerativa, lúpus eritematoso sistêmico, síndrome hemolítico-urêmica, anemia falciforme, condição que tenha ocorrido pela primeira vez, ou piorado, durante a gravidez ou uso prévio de hormônios sexuais como, perda de audição, porfiria, herpes gestacional e coreia de Sydenham, cloasma ou angioedema hereditário. Deve-se consultar o médico imediatamente se ocorrerem sintomas de angioedema.
Como ocorre com todos os anticoncepcionais, pode surgir, durante os primeiros meses de uso, sangramento intermenstrual irregular.
Medicamentos que podem interferir com a eficácia do anticoncepcional são alguns remédios utilizados para o tratamento de epilepsia, tuberculose, AIDS e Hepatite C, infecções fúngicas, infecções bacterianas, certas doenças cardíacas, pressão alta, medicamentos que contenham Erva de São João e suco de toronja. Deve-se por isso, alertar o médico que prescreve estes remédios de que se estar a tomar Qlaira.
Veja quais os antibióticos que cortam o efeito do anticoncepcional.
Cada blíster de 28 comprimidos revestidos contém:
2 comprimidos revestidos amarelo escuro contendo:
Valerato de estradiol_____________________________3 mg
Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido
5 comprimidos revestidos vermelho médio contendo:
Valerato de estradiol_____________________________2 mg
Dienogeste____________________________________2 mg
Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido
17 comprimidos revestidos amarelo claro contendo:
Valerato de estradiol_____________________________2 mg
Dienogeste____________________________________3 mg
Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido
2 comprimidos revestidos vermelho escuro contendo:
Valerato de estradiol_____________________________1 mg
2 comprimidos revestidos brancos inativos contendo:
Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido
(Excipientes dos comprimidos revestidos coloridos ativos: lactose monoidratada, amido, povidona, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, talco, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo e/ou óxido de ferro vermelho).
(Excipientes dos comprimidos revestidos brancos inativos: lactose monoidratada, amido, povidona, estearato de magnésio, hipromelose, talco, dióxido de titânio).
Cada comprimido ativo colorido de Qlaira contém uma pequena quantidade de hormônios femininos, sendo que alguns comprimidos contêm somente valerato de estradiol e outros contêm valerato de estradiol combinado com dienogeste.
Estes hormônios agem impedindo que ocorra ovulação. Além disso, alteram as condições do muco cervical, dificultando a penetração dos espermatozóides e causam também uma alteração do endométrio.
Os contraceptivos que contêm dois hormônios diferentes, como Qlaira, são chamados de contraceptivo combinado. Quando mulheres com ciclo natural, ou seja, que não utilizam qualquer contraceptivo hormonal, iniciam a primeira cartela de Qlaira a partir do primeiro dia do ciclo a eficácia contraceptiva é atingida e não há necessidade de medidas contraceptivas adicionais
Os sintomas que podem ocorrer no caso de superdose de comprimidos ativos são náuseas, vômitos e, em usuárias jovens, sangramento vaginal discreto.