Qsymia é indicado para a obesidade e excesso de peso, no tratamento de pacientes com problemas médicos que dificultem ou impeçam a perda de peso, em adultos.
As quantidades de Qsymia a utilizar e a duração do tratamento devem ser indicadas pelo seu médico pois dependem do problema a tratar, do estado da doença e da resposta individual de cada paciente ao tratamento. Além disso, ao iniciar o tratamento com Qsymia, o seu médico deve também indicar-lhe um programa de dieta e exercício físico, que deve ser rigorosamente cumprido durante o tratamento com Qsymia.
Geralmente, é recomendada a administração de 1 comprimido, da dose recomendada, por dia, de preferência de manhã.
Os comprimidos de Qsymia devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.
Qsymia está contraindicado para mulheres grávidas ou pretendendo engravidar, crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade, pacientes com historial de problemas de coração, glaucoma, problemas de tireóide, pacientes em tratamento com inibidores da monoamina oxidase e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula de Qsymia.
Antes de usar Qsymia, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver historial de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, batimento cardíaco anormal, depressão, problemas de humor, pensamentos ou comportamentos suicidas, problemas nos olhos, tiver historial de acidose metabólica, problemas ou pedras nos rins, problemas ou doenças no fígado, epilepsia ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica, vitaminas ou suplementos.
Durante o tratamento com Qsymia, devem ser feitos todos os meses testes de gravidez, de modo a garantir a ausência de gravidez durante o tratamento, pois Qsymia pode causar defeitos de nascença no seu bêbe. Além disso, durante o tratamento com Qsymia caso sinta sintomas como aumento dos batimentos cardíacos, pensamentos suicidas, depressão, ansiedade, agitação, ataques de pânico, problemas em adormecer, irritação, agressividade, alterações de comportamento ou humor ou problemas de visão, deve consultar o seu médico assim que possível.
Durante o tratamento com Qsymia deve tomar especial cuidado antes de dirigir veículos ou máquinas, pois Qsymia pode afetar as suas capacidades.
A administração de Qsymia não exclui a necessidade manter uma alimentação equilibrada, prática de exercício físico regular e hábitos de vida saudáveis.
O tratamento com Qsymia nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico pois existe o risco de sofrer convulsões, e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.
Qsymia por cada comprimido contém:
Cloridrato de Fentermina _ 3,75 mg, 7,5 mg, 11,25 mg ou 15 mg
Topiramato ________________ 23 mg, 46 mg, 69 mg ou 92 mg
Excipientes ______________________________ 1 comprimido
(Excipientes: metilcelulose, sacarose, amido, celulose microcristalina, etilcelulose, povidona, gelatina, talco, dióxido de titânio, FD&C Azul #1, FD&C Vermelho #3, FD&C Amarelo #5 e #6 e tintas farmacêuticas pretas e brancas).
Fentermina é uma amina simpaticomimética, com atividade farmacológica semelhante aos medicamentos desta classe utilizados no tratamento da obesidade, comummente conhecidos como "redutores de apetite" ou "anorexígenos." O efeito da Fentermina no controlo do peso crônico, é mediado pela libertação de catecolaminas no hipotálamo, o que resulta na redução do apetite e consequente diminuição do consumo de alimentos. O efeito do Topiramato no controlo do peso crônico é devida aos seus efeitos sobre a saciedade e supressão do apetite.
Em caso de toma excessiva de Qsymia, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.
Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Qsymia deverá saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Qsymia nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.